IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Vendas de lavadoras crescem 31% com desconto de IPI

Do UOL, em São Paulo

28/08/2012 20h57

As vendas de máquinas de lavar roupa e tanquinhos cresceram 31% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2011, mostram dados da consultoria GfK. As vendas das geladeiras também tiveram alta no período, de 13%.

Os três produtos estão na lista dos eletrodomésticos beneficiados, no fim do ano passado, pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para o setor. O benefício, que deveria valer até março, já foi prorrogado duas vezes e vale, agora, até esta sexta-feira (31), mas também pode ser prorrogado de novo.

Em média, segundo o estudo, as vendas de produtos da linha branca (que incluem ainda fogões, geladeiras e micro-ondas) tiveram alta de 15,5% no período. Entre esses produtos, apenas os micro-ondas não foram beneficiados pela redução de imposto.

Desde dezembro do ano passado, a alíquota sobre os fogões, que pagavam 4% de IPI, está zerada. O imposto foi reduzido de 15% para 5% para as geladeiras e de 20% para 10% para as máquinas de lavar. A alíquota sobre tanquinhos, que era 10%, também caiu para zero.

Segundo os dados da GfK, os preços das máquinas de lavar roupa (considerando-se as lavadoras automáticas, lava-e-seca e tanquinhos) caíram 1,1%, em média, no segundo trimestre deste ano.

Considerando-se só as máquinas com função lava-e-seca, porém, a queda foi bem maior, de 16,7%, em média.