PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Black Friday no país tem bacalhau, vinho e ração para cachorro; veja dicas

Do UOL, em São Paulo

23/11/2012 06h00

Vinho, bacalhau, camarão, ração para cachorro, carrinhos de bebê, passagens de avião, geladeiras e televisores, entre outros produtos, serão vendidos com desconto por dezenas de lojas brasileiras  nesta sexta-feira (23). A ação faz parte da versão brasileira da Black Friday (tradicional nos EUA) e a promessa é que os descontos cheguem a 85%.

O comércio seguirá a Black Friday americana, ação promovida todos os anos logo depois do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Na maioria dos casos, as promoções envolverão apenas as lojas virtuais das empresas. Algumas redes, porém, também vão fazer promoções em lojas físicas.

Descontos em 2011 eram menores do que aparentavam

É a terceira vez que empresas brasileiras promovem uma ação do tipo. No ano passado, reportagem do UOL mostrou que os descontos não eram tão interessantes como pareciam. Em alguns casos, o preço inicial tinha sido inflado, o que dava a impressão de que o desconto era maior do que o real.

A reportagem motivou uma investigação do Procon de São Paulo, que chegou a autuar algumas lojas na época.

Neste ano, o site Busca Descontos, que reúne grande parte dos participantes das Black Friday brasileira, promete monitorar os descontos anunciados pelas lojas. O portal criou o Selo Oferta Black Friday, que deverá atestar se os produtos anunciados estão mais baratos.

300 lojistas vão fazer ofertas aos consumidores

Cerca de 300 lojistas deverão participar da ação neste ano. Hipermercados, supermercados e a loja virtual da rede Extra, além de postos de gasolina e drogarias da marca, vão participar da Black Friday.

O Extra promete descontos de até 70% em produtos como televisores, geladeiras, fogões, panetones, vinhos e bacalhau.  Roupas da coleção feita para a rede pelo estilista Marcelo Sommer também estão em oferta.

A rede Fnac promete descontos de até 80% em livros, notebooks, tablets, smartphones e câmeras fotográficas, entre outros produtos. A expectativa da empresa é que as vendas subam 20% nesta sexta por causa da ação.

No site do Magazine Luiza, os consumidores poderão encontrar, segundo a empresa, produtos de diferentes categorias com até 60% de desconto. Entre os itens em oferta, estarão eletrônicos, móveis, artigos de perfumaria, brinquedos e equipamentos de informática.

Assinatura de internet, carro e passagem de avião

O UOL também vai oferecer descontos a partir desta sexta-feira até o próximo dia 29. O internauta poderá fazer assinaturas e contratar serviços, como antivírus e revelação digital de fotos, com descontos de até 85%.

A rede de concessionárias Chevrolet e a companhia área TAM também vão oferecer descontos. A rede Fast Shop vai promover uma campanha semelhante, mas com nome diferente: a Golden Friday.

O petshop online PetLove vai vender ração, brinquedos e acessórios para animais com descontos de até 50%.

PUBLICIDADE