IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Isolada no meio da Amazônia, 'capital mundial do guaraná' tem rainha; veja

Cidade de Maués (AM) é conhecida como a "capital mundial" do guaraná - Fernando Cavalcanti/Divulgação
Cidade de Maués (AM) é conhecida como a 'capital mundial' do guaraná Imagem: Fernando Cavalcanti/Divulgação

Matheus Lombardi

Do UOL, em Maués (AM)*

05/12/2012 12h35

Com a escolha de uma rainha, shows e apresentações folclóricas, a pequena cidade de Maués (a 276 km de Manaus) tenta superar barreiras naturais para atrair turistas e desenvolvimento. No meio da floresta amazônica, cerca de 50 mil pessoas se reúnem todos os anos, no mês de novembro, para celebrar o início da colheita do guaraná.

Conhecida como a "capital mundial do guaraná", Maués vê sua população de pouco mais de 50 mil habitantes dobrar em três dias de festa em homenagem à fruta --um feito e tanto em uma região onde só é possível chegar de barco ou avião pequeno.

De acordo com dados da prefeitura local, mais de 1.000 empregos indiretos são gerados por conta do evento, que teve um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões neste ano.

"A festa é o momento mais importante do ano para Maués. Os moradores conseguem lucrar de diversas formas, e se mobilizam durante um ano todo para oferecer um 'festão' aos turistas", diz o secretário de Turismo, Ademar Xico Gruber. "Aqui, o guaraná é o rei."

Rainha do guaraná

E, como todo rei que se preze, o guaraná possui uma rainha. Após vencer outras nove concorrentes, Iatrice Michelis, 18, foi coroada a "Rainha do Guaraná 2012".

A maueense diz trazer "no sangue" o orgulho de representar todos os produtores da região. "O guaraná faz parte da minha família, desde os meus avós. Sempre foi um sonho fazer parte desta festa", conta.

Logo após a conquista do título, no camarim de Iatrice, a equipe já planejava os próximos passos da jovem. "Daqui, você vai para o Miss Amazonas. O mundo vai ficar pequeno para você", diz um dos maquiadores.

Cidade quer melhorar estrutura para o turismo

A cidade lança mão de dois trunfos --a fama do guaraná, e a beleza da Amazônia-- na tentativa de se firmar como um pólo de turismo na região. "Maués está de coração aberto para todos que querem nos conhecer e nos visitar. O povo é acolhedor, carinhoso. [A festa] já é um sucesso", diz o prefeito eleito, Carlos Góes.

"Agora, precisamos melhorar a nossa estrutura para o turista. Tenho certeza de que, com o aquecimento da nossa economia, isso será uma realidade nos próximos anos", declara. 

A cidade amazonense tem o título de capital mundial do guaraná por ser sede da única fábrica de extrato de guaraná da Ambev, que produz uma espécie de xarope usado como base do refrigerante de mesmo nome da fruta, o 'Guaraná Antarctica'.

* (O jornalista Matheus Lombardi viajou a Maués a convite da Ambev)