Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Três bancos do país estão entre marcas mais valiosas; Apple lidera

Luiza Calegari

Do UOL, em São Paulo

28/02/2013 16h25

Entre as cem marcas mais valiosas do mundo em 2013, compiladas pela consultoria de marcas Brand Finance em relatório divulgado nesta quinta-feira (28), estão três bancos brasileiros.

O Bradesco aparece na 66ª posição, com valor de mercado de US$ 13,6 bilhões. No ano passado, o banco aparecia em 47º lugar. O próprio valor de mercado da marca diminuiu: foi de US$ 15,7 bilhões para US$ 13,6 bilhões.

O Itaú também perdeu posições em comparação com o ano passado: foi da 62ª posição no ranking de 2012 para a 77ª no deste ano. O valor de mercado do Itaú também teve uma ligeira queda: de US$ 13,17 bi para US$ 12,4 bilhões.

O Banco do Brasil, ao contrário, aumentou o seu valor de mercado ao longo do ano (que foi de US$ 7,2 bilhões para US$ 9,88 bi) e subiu da 132ª posição no ano passado para o 94º lugar neste ano.

Tecnologia lidera ranking

A Apple se manteve como a empresa mais valiosa do mundo, com valor de mercado de US$ 87,3 bilhões --quase US$ 30 bilhões à frente de sua principal concorrente no mercado de smartphones e segunda colocada do ranking, a Samsung.

Apesar de a diferença ainda ser grande, a coreana acelerou a corrida em direção ao topo. Na lista do ano passado, ocupava a sexta posição.

Além de Apple e Samsung nas primeiras posições, o topo da lista de marcas mais valiosas é composto, em sua maioria, por empresas de tecnologia. O terceiro lugar do ranking pertence ao Google (que aparecia em segundo no ano passado), com valor de mercado de US$ 52,13.

A Microsoft também perdeu uma posição em relação a 2012, e aparece em quarto lugar neste ano, com valor total de US$ 45,5 bilhões. Em quinto, a rede de supermercados Walmart é a primeira empresa não-tecnológica a aparecer na lista, valendo US$ 42,3 bilhões.

Completando o Top 10, aparecem, na ordem: IBM, GE, Amazon.com, Coca-cola e Verizon (de telecomunicações). Entre as dez marcas mais valiosas do mundo, só a Samsung não é norte-americana.

As marcas mais valiosas do mundo

PosiçãoEmpresasValor (em USS$ bilhões)
Apple87,304
Samsung58,771
Google52,132
Microsoft45,535
Walmart42,303
IBM37,721
GE37,161
Amazon36,788
Coca-Cola34,205
10ºVerizon30,729
66ºBradesco13,61
77ºItaú12,442
94ºBanco do Brasil9,883
  • Fonte: BrandFinance