'Marcas mais valiosas': Apple perde valor, mas continua na liderança
A Apple segue como marca mais valiosa do mundo, segundo a consultoria Interbrand.
Entretanto, o ranking Best Global Brands indicou, pela primeira vez na história, que a empresa perdeu valor de marca em relação ao ano anterior.
O que aconteceu
A consultoria global Interbrand divulgou hoje (10) a 25ª edição de seu ranking Best Global Brands, que lista as marcas mais valiosas do mundo.
A Apple continua na liderança, com valor de marca estimado em US$ 488,9 bilhões. Este foi o 12º ano consecutivo que a empresa ficou na 1ª posição.
Entretanto, a empresa perdeu valor de marca em relação ao ano anterior pela primeira vez na história do ranking (-3%).
Completam as 5 primeiras do ranking: Microsoft (US$ 352,5 bilhões, com alta de 11%); Amazon (US$ 298,1 bilhões, alta de 8%); Google (US$ 291,3 bilhões, crescimento de 12%); e Samsung (US$ 100,8 bilhões, alta de 10%).
Enquanto outros correram para a inteligência artificial, a Apple tomou um caminho mais deliberado para garantir que seus lançamentos de IA correspondessem aos seus valores. Este ato colocou a confiança a longo prazo à frente dos ganhos de receitas a curto prazo.
Greg Silverman, diretor global de economia de marca da Interbrand
Maiores crescimentos
YouTube, na 24ª posição, e Ferrari, na 62ª, tiveram o maior aumento de valor de marca no ranking deste ano: 14% e 21%, respectivamente.
Segundo o estudo, 14 das 100 principais marcas de 2024 são automotivas, representando mais do que qualquer outro setor no ranking.
Três marcas de automóveis (Toyota, no 6º lugar, Mercedes-Benz, no 8º e BMW, na 10ª posição) aparecem no top 10.
Por fim, outro destaque é a queda da Nike: a empresa, que figurava na 9ª posição, caiu para a 14ª colocação.
Confira as 10 melhores marcas do mundo (e seu percentual de valorização ou perda em relação ao ano passado):
- Apple - US$ 488,9 bilhões (-3%)
- Microsoft - US$ 352,5 bilhões (+11%)
- Amazon - US$ 298,1 bilhões (+8%)
- Google - US$ 291,3 bilhões (+12%)
- Samsung - US$ 100,8 bilhões (+10%)
- Toyota - US$ 72,8 bilhões (+13%)
- Coca-Cola - US$ 61,2 bilhões (+5%)
- Mercedes-Benz - US$ 58,9 bilhões (-4%)
- McDonald's - US$ 53,0 bilhões (+4%)
- BMW - US$ 52,0 bilhões (+2%)
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