IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Post-it colorido ajuda doceria familiar de 40 anos a se profissionalizar

Marcos Alves, dono da Doceira Innocêncio, traça <br> as metas da empresa no painel cheio de post-it - Divulgação
Marcos Alves, dono da Doceira Innocêncio, traça <br> as metas da empresa no painel cheio de post-it Imagem: Divulgação

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

08/05/2013 06h00

Um painel colado na parede e preenchido com post-it colorido está ajudando Marcos Alves, 46, e sua mulher, Wânia Innocêncio, 46, a atingir os objetivos estabelecidos para a Doceira Innocêncio em 2013. A empresa produz bolos, doces e salgados e possui dois pontos de venda em São Paulo.

Alves conta que a empresa, fundada há 40 anos pelo pai de sua mulher, sempre teve gestão familiar e amadora, sem processos e funções muito definidos.

Administrador por formação, ele quis melhorar a gestão do negócio. Para isso, está usando o Planeja Fácil, uma ferramenta criada pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de apoio à Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo).

“Já trabalhei em grandes empresas e tenho noções de planejamento, mas não queria usar mecanismos de grandes companhias para não burocratizar o dia a dia de trabalho, que é diferente na micro e pequena empresa. O Planeja Fácil tem um passo a passo muito simples, útil para o pequeno negócio.”

Como é o Planeja Fácil

  • 1

    Cenário

    O painel começa com a observação do cenário. É necessário preencher com os pontos fortes e pontos fracos da empresa, além de informações do mercado, suas suas ameaças, oportunidades e tendências

  • 2

    Objetivo

    Na sequência, o empreendedor prioriza um objetivo e inicia o planejamento, listando as ações, os recursos disponíveis, tempo de início e término e custos

  • 3

    Ação

    O próximo passo é elaborar o plano de ação, explicando o que deve ser feito, o motivo, quando deve começar e terminar, quanto vai custar, como será realizado, onde e quem será o responsável

  • 4

    Indicadores

    É possível acompanhar os indicadores mês a mês, com as metas e os índices alcançados, assim como os custos previstos e realizados de cada ação. Para cada item, deve ser usada uma cor diferente de papel adesivo

  • 5

    Resultados

    Por fim, há os resultados esperados, que devem ser alinhados ao objetivo. Há um espaço chamado campo de ideias para as próximas realizações e um para expor o que foi aprendido com o planejamento

    A ferramenta foi elaborada por especialistas em gestão de empresas e funciona como um mapa de orientação, que permite visualizar e trabalhar, em um período pré-determinado, pontos fortes e fracos da empresa, cenário interno e externo, riscos e oportunidades de mercado.

    Renato Fonseca, consultor do Sebrae-SP, explica que os campos são pré-estabelecidos e separados por cores. O empreendedor preenche com os papeis adesivos e pode ir atualizando o painel ao longo do tempo. Pode ser usado por empresas de todos os setores –indústria, comércio, serviços e agronegócios.

    Com a ajuda da ferramenta, a Doceira Innocêncio já fez a climatização dos ambientes, com instalação de ar-condicionado e exaustores no escritório, na loja e na produção. O objetivo atual é a reforma da loja e, para o segundo semestre, a abertura de outra unidade.

    “Colocamos o painel no escritório e todos os colaboradores que passam por lá podem ver em que estamos trabalhando e quais são os próximos passos da empresa. Ao longo do ano, vamos atualizando os objetivos e todos os envolvidos podem acompanhar com facilidade”, afirma Alves.

    Painel ajuda na organização

    Segundo Fonseca, a falta de planejamento é a principal causa de fechamento de empresas no Brasil. Dados do Sebrae mostram que de cada 100 empresas abertas, 27 fecham antes de completar o segundo ano de vida.

    Planejar os próximos passos da empresa, como ampliação do negócio e contratação ou demissão de funcionários, por exemplo, exige disciplina, de acordo com especialistas ouvidos pelo UOL.

    É necessário levantar informações de mercado, estabelecer objetivos e prazos, calcular custos e definir um plano de ação.

    “O painel do Planeja Fácil é afixado na parede e preenchido com anotações em papéis adesivos. Por ser uma ferramenta muito visual, facilita o acompanhamento, a disciplina e a organização, já que de outras formas as anotações ficariam espalhadas”, diz Fonseca.

    Planejamento inicial pode sofrer alteração 

    O consultor José Dornelas diz que o planejamento do negócio deve ser revisto sempre que houver uma mudança significativa, como a entrada de um concorrente no mercado, a conquista ou a perda de um cliente importante.

    "O planejamento estratégico deve ser feito considerando o longo prazo, mas precisa ser revisto sempre que necessário. Um erro comum é deixar o planejamento na gaveta e não acompanhar as métricas do negócio. Assim, não é possível medir os resultados", declara Dornelas.

    Fonseca diz que o ideal é que o conteúdo do painel seja compartilhado com a equipe e não se restrinja apenas ao administrador do negócio.

    “É uma ferramenta importante porque traz o conceito de gestão à vista, facilita o dia a dia das pessoas que trabalham com aquele projeto”, declara Fonseca.

    Os interessados em utilizar a ferramenta podem fazer o download do painel neste link.