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Feira em SP traz 420 oportunidades de negócios com franquias; veja opções

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

11/06/2013 06h00

Termina amanhã, em São Paulo, a 22ª edição da ABF Franchising Expo. A expectativa é que o evento, promovido pela Associação Brasileira de Franchising e pela BTS Informa, receba 62 mil participantes e movimente R$ 450 milhões em novos negócios.

Ao todo, 420 marcas participarão da feira, sendo que 48 expõem pela primeira vez. A exposição ocupará os pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista, e terá 252 estandes.

O número difere do volume de expositores porque alguns espaços reunirão várias marcas como a SMZTO Participações, responsável pelas redes Casa do Sorvete Jundiá, Casa X, Donna'a Cozinha Brasileira, L'Entrecôte de Paris, Mixirica, Odonto Company, Praquemarido, Protezione, Rei do Picadinho e Yakisoba Factory, por exemplo.

Além das marcas e das empresas que controlam várias redes, também haverá estande de fornecedores, financeiras, prestadores de serviços, entre outros.

Para Filomena Garcia, consultora da Franchise Store, empresa especializada em franquias, o interessado em abrir o negócio próprio deve visitar a feira por, pelo menos, dois dias. Assim, é possível visitar marcas já conhecidas e conhecer as novidades.

"Antes de chegar à feira, ele já deve eleger o segmento com que tem afinidade e as marcas pelas quais teve mais interesse."

Ela diz que é importante mesclar marcas conhecidas com novas no mercado. No segmento de alimentação, por exemplo, ela destaca as famosas redes Habib's, Bob's e Spoletto e a novata Mania de Churrasco.

Segundo Garcia, marcas reconhecidas no mercado, mas que só agora estão entrando no segmento de franquias devem se destacar. Alguns exemplos são a fabricante de calçados Di Santinni, a rede de academias Fórmula, e a Leardi, de serviços imobiliários.

"As áreas de beleza e saúde e de serviços imobiliários estão crescendo. Essas marcas são importantes e conhecidas do consumidor", afirma.

Além disso, há as redes estrangeiras que querem apostar no Brasil, como a rede de sorveteria argentina Freddo. "Marcas estrangeiras podem ser uma boa oportunidade", declara.

Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF, afirma que a procura pelas microfranquias deve ser alta, impulsionada pela nova classe média. Segundo ele, franquias da área de serviços também devem se destacar, principalmente agências de viagens.

Confira a lista dos expositores. 

Cuidados ao escolher uma franquia

Tempo de mercadoVerifique há quanto tempo a rede atua no mercado. Se a franquia for nova, veja o número de unidades próprias. É por meio delas que a franqueadora adquire experiência e conhecimento da área que irá transmitir aos franqueados
Pesquisa com franqueadosAs redes são obrigadas a apresentar a COF (Circular de Oferta de Franquia) para os interessados. O documento deve indicar endereço, nome e telefone de franqueados e ex-franqueados. É importante ligar para o maior número possível para saber sobre investimento, faturamento, tempo de retorno e lucro
FaturamentoDesconfie de número fantásticos. O ideal é avaliar mais de uma franquia do setor que deseja ingressar para ver se os números são similares. Segundo a ABF, o lucro varia de 10% a 15% sobre o faturamento
Prazo de retornoA ABF trabalha com o prazo de retorno de 18 a 24 meses para microfranquias, que exigem um investimento mais baixo, e de 36 meses para franquias, que necessitam de investimento maior
Assinatura de contratoO negócio só pode ser fechado após o prazo de 10 dias da entrega da COF. O objetivo é evitar a assinatura por impulso. A COF informa o número de franqueados ativos e inativos (nos últimos 12 meses), com telefone, ações judiciais contra a empresa e estimativa de investimento, faturamento etc.

Cursos são importantes para orientar empreendedores

Além de conferir as novidades das marcas, os visitantes também poderão participar de cursos promovidos para orientar o investidor que deseja abrir uma franquia.

"Esses cursos são importantes para conhecer melhor o setor e não fechar um negócio por impulso. O ideal é que o visitante mescle sua participação nos cursos e na exposição, mesmo que seja para ir mais de um dia", diz  o diretor-executivo da ABF. 

O ingresso do evento custa R$ 60 e vale para os quatro dias. A entrada dos cursos é cobrada por atividade. Cada um custa R$ 20.

Apesar de poder tirar dúvidas sobre o mercado de franquias durante a feira, os visitantes não poderão fechar negócio. A regra é estabelecida pela Lei de Franquia, que determina um prazo mínimo de dez dias para que os interessados avaliem a COF (Circular de Oferta de Franquia) antes da assinatura do contrato.

O documento reúne todas as informações das redes como dados financeiros, operações abertas e encerradas nos últimos 12 meses e ações judiciais que a empresa possa ter. 

"Abrir uma empresa exige um planejamento. É importante pesquisar muito antes de fechar o negócio. Afinal, o dinheiro que será investido pode ser toda a economia que um empreendedor fez durante a vida. Por isso não é bom fechar o negócio por impulso. A medida foi criada para preservar o empreendedor", diz Camargo. 

Segundo Camargo, durante os quatro dias de feira, os visitantes poderão conhecer todas as novidades do setor e, ainda, ter contato com investidores estrangeiros que desejam expandir seus negócios no Brasil, além de entidades de franquias de outros países.

O setor de franquias foi responsável pelo faturamento de R$ 103 bilhões no ano passado e emprega mais de 940 mil pessoas no Brasil. 
 

Serviço:

22ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Azul e Branco
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Horário: De 12 a 15 de junho das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)
Preço: R$ 60,00
Mais informações: www.abfexpo.com.br