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UOL ganha prêmio de provedor de internet que mais respeita o consumidor

Do UOL, em São Paulo

13/12/2013 09h00

O UOL, maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet, ganhou o prêmio de provedor de internet que mais respeita o consumidor.  A pesquisa que apontou esse resultado foi feita pela empresa Shopper Experience em parceria com a revista "Consumidor Moderno". É a quarta vez que o UOL fica em primeiro lugar no ranking, elaborado desde 2003.

AS EMPRESAS VENCEDORAS

CATEGORIAVENCEDOR
AlimentosNestlé
Artigos esportivosAdidas
Banco (varejo)Caixa
Bandeira de cartão de créditoMastercard
Carros de luxoVolvo
Carros nacionaisVolkswagen
CelularApple
CervejaAmbev
Companhia aéreaTAM
Construtora e incorporadoraQueiroz Galvão
EditoraAbril
EletrodomésticoElectrolux
EletroeletrônicoSamsung
Emissora de TVRecord
Empresa de benefício refeiçãoVR
Empresa de seguro residencial/automóvelCaixa Seguros
Empresa de seguro saúde e/ou assistência médicaPorto Seguro
Fabricante de material de construçãoTigre
FarmáciaPague Menos
Fast foodChina in Box
Financeira/crédito pessoalCaixa
Fornecedor de energiaAES Eletropaulo
Fornecedor de gás de botijãoLiquigás
Fornecedor de gás encanadoComgás
Higiene e limpeza da casaBombril
Higiene pessoal e perfumariaO Boticário
HipermercadoWalmart
Indústria de calçadosArezzo
Indústria farmacêuticaNovartis
JornalO Estado de S. Paulo
Loja virtualNetshoes
Loja de eletrodomésticos e eletroeletrônicosMagazine Luiza
Loja de material de construçãoTend Tudo
Loja de roupas (têxtil)Marisa
Notebooks, ultrabooks e tabletsApple
Operadora de banda larga fixaGVT
Operadora de banda larga móvelGVT
Operadora de telefonia fixaGVT
Operadora de telefonia móvelVivo
Posto de CombustívelIpiranga
Previdência privada de bancosCaixa
Provedor de internetUOL
RefrigeranteAmbev
Serviço públicoCorreios
SupermercadoZaffari
TV por assinaturaSky
  • * Fonte: Shopper Experience/Consumidor Moderno

No total, 1.682 pessoas foram entrevistadas pela internet para a pesquisa "Empresas que mais respeitam o consumidor - Edição 2013". 

Consumidores de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia participaram do estudo.

A pesquisa foi feita com homens e mulheres das classes A, B, C e D, maiores de 18 anos, que já tiveram experiência com as empresas listadas. Eles tiveram de avaliar as empresas de acordo com a experiência real que tiveram no uso de bens e serviços.

UOL é o vencedor da categoria pela quarta vez

O UOL foi o vencedor na categoria provedores de internet, empresas que fornecem acesso à rede e serviços de e-mail.

É a quarta vez que o UOL fica em primeiro lugar na avaliação dos clientes. A empresa também teve a melhor avaliação da categoria em 2007, 2010 e 2012.

Segundo os resultados, os fatores que pesaram no bom posicionamento foram agilidade no atendimento em qualquer canal (como internet ou telefone); funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e sempre gentis no contato com o cliente; produtos de boa qualidade; e serviços de qualidade.

Neste ano, Terra e Oi Internet foram o segundo e o terceiro colocados na mesma categoria.

"Esse prêmio é muito importante porque mostra que o cliente reconhece o UOL como uma empresa que tem produtos e serviços de qualidade", diz Myrian Naime, diretora de Relacionamento com Clientes do UOL.

"Além disso, a pesquisa avalia o relacionamento do consumidor com a empresa. Quando a experiência do usuário no contato com a empresa é boa, isso ajuda a aprimorar o relacionamento e tornar essa relação mais duradoura."

Segundo ela, o UOL recebe, todos os meses, 1 milhão de contatos de clientes por telefone, e-mail ou chat.

46 categorias foram avaliadas

Na lista de empresas que ficaram em primeiro lugar em suas categoria estão, entre outras: Nestlé (alimentos); Apple (celular); Samsung (eletroeletrônicos); Electrolux (eletrodomésticos); Netshoes (loja virtual); Vivo (operadora de telefonia móvel); O Boticário (higiene pessoal e perfumaria); Walmart (hipermercados); e Sky (TV por assinatura).

Para o publisher da revista "Consumidor Moderno" e especialista em relações de consumo, Roberto Meir, a pesquisa "traz um indicador da visão do cliente sobre a forma como as empresas tratam seus consumidores".

Isso é importante, diz ele, porque essa análise vai além da percepção que o consumidor tem das marcas.

"O grau de relevância dessa pesquisa está na avaliação do conceito do termo respeito", diz ele, em nota.

Vencedores vão ganhar selo

As empresas que ocuparam as primeiras posições em suas categorias vão ganhar um selo que poderá ser usado em sua comunicação durante o próximo ano.

A entrega do prêmio está marcada para esta sexta-feira (13), em São Paulo.