IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alta no PIB dos EUA é revisada para 4,1% no 3º trimestre

Do UOL, em São Paulo

20/12/2013 12h00

A economia dos Estados Unidos cresceu no ritmo mais rápido em quase dois anos no terceiro trimestre, de acordo com a revisão dos cálculos do Departamento de Comércio do país, divulgada nesta sexta-feira (20).

Ao invés dos 3,6% divulgados anteriormente, o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA cresceu a uma taxa anual de 4,1%. Esta é a terceira revisão do PIB do terceiro trimestre.

Esse foi o ritmo mais rápido de crescimento desde o quarto trimestre de 2011 e superou as expectativas de economistas. A economia cresceu em ritmo de 2,5% no trimestre de abril até junho.

Os gastos empresariais aumentaram 4,8%, em vez dos 3,5% divulgado anteriormente. Também houve revisões no consumo. 

Os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, foram revisados para cima em 0,6 ponto percentual, para taxa de 2%. 

Os gastos empresariais com equipamentos foram revisados para cima, para taxa de 0,2%. Eles haviam ficado inalterados na divulgação anterior.

Isso fez a demanda doméstica subir a uma taxa de 2,3%, em vez do ritmo de 1,8% comunicado pelo governo no início deste mês.

O aumento de exportações também foi revisado para cima, em 0,2 ponto percentual, para taxa de 3,9%.

Os gastos com construção de moradias foram reduzidos em 2,7 pontos percentuais, para 10,3% no terceiro trimestre.(Com Reuters)