IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Falta de absorventes em mercados e farmácias afeta mulheres na Argentina

Do UOL, em São Paulo

07/01/2015 19h08

As mulheres argentinas estão sendo afetadas pela escassez de absorventes no país, de acordo com informações do jornal local La Nación.

Segundo o jornal, o produto esteve em falta nas prateleiras de supermercados e farmácias durante todo o ano de 2014, mas a situação ficou mais grave a partir do final do ano, sobretudo em cidades turísticas. Nos estabelecimentos, lenços umedecidos e protetores diários ocupam nas gôndolas os lugares antes destinados aos absorventes.

As causas do desabastecimento, diz o jornal, estão relacionadas a um problema de logística das empresas fornecedoras. Representantes de supermercados, porém, dizem que a escassez do produto ocorre devido ao atraso na aprovação de documentos que permitem a sua importação dos absorventes do Brasil.

O ministério da Economia argentino negou que tenha havido atrasos e disse que "as empresas calcularam mal os estoques e não levaram em conta os prazos normais para aprovar esse tipo de importação. Os únicos produtos que são aprovados de maneira automática são medicamentos e vacinas."

O ministério também anunciou, nesta quarta-feira, que vai importar mais absorventes do Brasil para suprir a demanda.

Nesta semana, argentinas usaram as redes sociais para reclamar da falta de absorventes. "Não sabia que absorventes são considerados bens de luxo", disse uma delas.