Deixar dinheiro na poupança causa perda de poder de compra pelo 4º mês
Quem costuma deixar seu dinheiro na poupança está perdendo poder de compra. Mesmo que o dinheiro renda, a inflação no país tem sido maior do que esse 'lucro' da poupança.
Segundo um levantamento da consultoria Economatica, a inflação foi maior que o rendimento da poupança em março pelo quarto mês consecutivo.
A rentabilidade da poupança foi de -0,68% em março, ainda segundo a consultoria, o menor valor registrado desde janeiro de 2003 (quando a rentabilidade tinha sido negativa em 1,23%).
Enquanto a poupança rendeu 0,63% em março, a inflação atingiu 1,32%, o maior índice mensal desde fevereiro de 2003.
Considerando os últimos 12 meses, a poupança rendeu 7,2%, e a inflação foi de 8,13%. Isso quer dizer que quem deixou dinheiro guardado na poupança perdeu 0,86% de seu poder aquisitivo nesse período.
A consultoria ressalta que o cálculo para a rentabilidade não é a simples subtração entre o ganho da poupança e a inflação do período.
CDI e Ibovespa também perdem para inflação
A Economatica também fez um ranking dos investimentos que mais renderam no mês passado. Em primeiro lugar aparece a Ptax, uma taxa do dólar usada como referência em contratos no mercado futuro.
O rendimento real (já descontada a inflação) da Ptax foi de 10%. Em seguida, o segundo melhor investimento do mês foi o ouro, com rentabilidade real de 8,99%. O euro rendeu 5,37%.
Já o CDI teve rentabilidade negativa em 0,28%; a poupança também perdeu para a inflação, em 0,68%; e o Ibovespa teve rentabilidade negativa de 2,13%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.