IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

'FT' chama Levy de falcão e diz que país pode perder grau de investimento

12/05/2015 11h25

O jornal britânico "Financial Times" publicou um caderno especial sobre a atual situação do Brasil, nesta terça-feira (12) -- dia que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participará em Londres de um encontro com o secretário para Assuntos Comerciais do Tesouro Britânico, Paul Clive Deighton.

A reportagem principal sobre o Brasil do "Financial Times" afirmou que o caso da Petrobras aumentou a pressão sobre Dilma e que equipe econômica do governo precisa ter sucesso na missão de tranquilizar os investidores.

Segundo o 'FT', “o mercado costuma ser menos tolerante em período de patinação do crescimento do que os investidores estratégicos”. 

Assim, a classificação de crédito do Brasil poderá estar em xeque. “Se não houver sinais de recuperação, dizem os analistas, a nota de crédito do país, que tem estado sob pressão do déficit,  poderia voltar a ficar na mira”, afirma o jornal.

Ao falar sobre Levy, o jornal lembrou que o brasileiro estudou na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

“O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, um falcão fiscal treinado na Universidade de Chicago quer um superávit primário de 1,2% este ano e  aproximadamente 2% em 2016”, diz o jornal.

Em uma chamada na sua versão eletrônica, o jornal  apontou que “a economia do Brasil está afundando na recessão, a inflação é muito alta e figuras importantes na coalizão de governo da presidente Dilma Rousseff foram acusados de envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobras”.