Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Após reportagem do UOL, Proteste cobra mudança em contas da Eletropaulo

Do UOL, em São Paulo

21/07/2015 18h38Atualizada em 22/07/2015 12h14

A associação de defesa do consumidor Proteste encaminhou um ofício para a Eletropaulo, nesta segunda-feira (20), cobrando alterações na forma como a cobrança da bandeira tarifária aparece na conta de luz. A irregularidade foi mostrada com exclusividade pelo UOL em reportagem da última sexta-feira (17).

O problema é que a bandeira tarifária (cobrança extra provisória) aparece calculada junto com outros encargos, e não é possível saber exatamente quanto o consumidor está gastando com isso.

"Exigimos que as bandeiras tarifárias sejam apresentadas de forma clara na conta, separada de outras tarifas, conforme determina a legislação", afirmou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

Em nota, a Proteste afirmou que pediu para que sejam informadas na fatura, nos veículos de grande circulação e no site da Eletropaulo, a justificativa para as bandeiras aparecerem em valores superiores ao do cobrado pelo consumo de energia e a explicação de como se chega aos números na conta.

Foram enviadas cópias do ofício para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) pedindo providências, segundo a Proteste.

Procurada pelo UOL, a AES Eletropaulo informou que vai regularizar as contas ainda neste mês, com os valores da bandeira tarifária. A empresa afirmou que o prazo para implementação das informações foi comunicado à Aneel e não traz nenhum prejuízo financeiro aos clientes.

Informou, ainda, que os clientes podem tirar dúvidas sobre a fatura pelo telefone 0800 72 72 120, no site www.aeseletropaulo.com.br ou nas lojas da empresa.