Bolsas

Câmbio

Toblerone no Brasil também fica menor, mas formato não muda, diz fabricante

Do UOL, em São Paulo

  • Alastair Grant

    O novo formato do Toblerone (à frente) irritou consumidores do Reino Unido

    O novo formato do Toblerone (à frente) irritou consumidores do Reino Unido

A marca de chocolate Toblerone mudou seu formato no Reino Unido e tem recebido críticas dos consumidores britânicos. O chocolate suíço manteve o desenho, formado por pequenos triângulos, mas agora eles estão com mais espaço entre si.

A polêmica mudança não deve chegar ao Brasil, de acordo com a Mondeléz Internacional, fabricante do produto. Porém, a barra ficou menor por aqui: desde outubro, a barra passou de 400 gramas para 360 gramas, segundo a fabricante. "Enquanto o peso foi reduzido, o formato icônico de Toblerone permanece fundamentalmente o mesmo", informou a Mondeléz.

A empresa afirma que a barra que sofreu alteração no formato é a de 150 gramas --antes, 170 gramas--, que é vendida exclusivamente no Reino Unido pela rede varejista Poundland. "A imagem de Toblerone 360g não é a mesma utilizada para ilustrar os recentes artigos em veículos de mídia ou nos posts das mídias sociais", disse a fabricante.

Baixar o peso para não subir o preço

A Mondeléz afirma que decidiu reduzir o peso para não ter que subir o preço do produto, já que os custos de produção aumentaram. 

"É o resultado de um conjunto de fatores. E isso inclui maiores custos de commodities [matérias-primas], que têm sido um desafio em toda a indústria há algum tempo. A queda significativa do euro em relação ao franco suíço, ocorrida em janeiro de 2015, também levou a um aumento considerável dos custos de produção na Suíça. Toblerone é produzido exclusivamente em Berna, Suíça, e exportado para mais de 120 países", disse a fabricante.

Polêmica no Reino Unido

Consumidores britânicos demonstraram descontentamento com a mudança na barra de chocolate. Alguns disseram nas redes sociais que foi "uma decisão errada" e que os espaços maiores entre os triângulos, uma característica do produto, ficaram "horríveis".

A polêmica ganhou até memes nas redes sociais (veja abaixo). 

Em uma nota publicada no Facebook, a empresa informou que precisou escolher entre alterar o espaço entre os triângulos ou aumentar o preço do produto. A fabricante também negou que a decisão tenha relação com a opção britânica de sair da União Europeia, o chamado "Brexit".

(Com ANSA)

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos