Toblerone no Brasil também fica menor, mas formato não muda, diz fabricante
A marca de chocolate Toblerone mudou seu formato no Reino Unido e tem recebido críticas dos consumidores britânicos. O chocolate suíço manteve o desenho, formado por pequenos triângulos, mas agora eles estão com mais espaço entre si.
A polêmica mudança não deve chegar ao Brasil, de acordo com a Mondeléz Internacional, fabricante do produto. Porém, a barra ficou menor por aqui: desde outubro, a barra passou de 400 gramas para 360 gramas, segundo a fabricante. "Enquanto o peso foi reduzido, o formato icônico de Toblerone permanece fundamentalmente o mesmo", informou a Mondeléz.
A empresa afirma que a barra que sofreu alteração no formato é a de 150 gramas --antes, 170 gramas--, que é vendida exclusivamente no Reino Unido pela rede varejista Poundland. "A imagem de Toblerone 360g não é a mesma utilizada para ilustrar os recentes artigos em veículos de mídia ou nos posts das mídias sociais", disse a fabricante.
Baixar o peso para não subir o preço
A Mondeléz afirma que decidiu reduzir o peso para não ter que subir o preço do produto, já que os custos de produção aumentaram.
"É o resultado de um conjunto de fatores. E isso inclui maiores custos de commodities [matérias-primas], que têm sido um desafio em toda a indústria há algum tempo. A queda significativa do euro em relação ao franco suíço, ocorrida em janeiro de 2015, também levou a um aumento considerável dos custos de produção na Suíça. Toblerone é produzido exclusivamente em Berna, Suíça, e exportado para mais de 120 países", disse a fabricante.
Polêmica no Reino Unido
Consumidores britânicos demonstraram descontentamento com a mudança na barra de chocolate. Alguns disseram nas redes sociais que foi "uma decisão errada" e que os espaços maiores entre os triângulos, uma característica do produto, ficaram "horríveis".
A polêmica ganhou até memes nas redes sociais (veja abaixo).
Em uma nota publicada no Facebook, a empresa informou que precisou escolher entre alterar o espaço entre os triângulos ou aumentar o preço do produto. A fabricante também negou que a decisão tenha relação com a opção britânica de sair da União Europeia, o chamado "Brexit".
(Com ANSA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.