Mappin deve voltar ao mercado em 2019 com loja online, segundo donos atuais
Renato Pezzotti
Colaboração para o UOL, em São Paulo
20/12/2018 13h51Atualizada em 20/12/2018 15h40
O Mappin, marca que já foi ícone entre as lojas de departamentos do Brasil, deve voltar à ativa em 2019. Segundo as Lojas Marabraz, dona da marca, o Mappin será relançado primeiro como e-commerce, ainda no primeiro semestre de 2019. A loja virtual deve oferecer produtos de cama, mesa e banho, além de decoração.
"Estamos trabalhando para lançar o e-commerce com profundidade de sortimento em quase todas as categorias. Vamos entregar uma experiência completa e positiva, expandindo a marca para atuar em todo território nacional", declararam Nader Fares e Abdul Fares, donos da Marabraz.
A marca foi adquirida em um leilão judicial pela Marabraz em 2009, por R$ 5 milhões. Na época, a promessa era de que a marca deveria voltar à ativa até 2013 --o que acabou não se concretizando.
Veja também
"Nosso plano sempre foi lançar o Mappin em um ambiente digital. O foco total nesse primeiro momento está sendo em 'azeitar' as operações no online e entregar os melhores serviços e produtos para os consumidores, e só então estudar a possibilidade de lançar a marca em outros formatos", afirmam.
História começou em 1913
O primeiro Mappin Stores foi inaugurado na rua 15 de Novembro, no centro de São Paulo, em 1913. Em 1919, a loja mudou-se para a praça do Patriarca, onde ficaria por pelo menos duas décadas. Em 1939, uma nova mudança --e, agora, definitiva: o Mappin chegaria ao prédio em art déco na praça Ramos de Azevedo, sua sede até a falência.
Os departamentos da loja eram divididos pelos andares do prédio, interligados por escadas e elevadores. Cada um deles vendia um tipo de produto, como brinquedos, móveis, roupas e eletrodomésticos. Tornou-se não só um paraíso de compras da elite paulistana, mas também um ponto de encontro na cidade.
Inicialmente destinado ao público classe A, a loja tornou-se mais popular e foi uma das primeiras empresas a oferecer crediário no país.
Em 1996, o Mappin teve um dos maiores prejuízos de sua história e foi vendido para o empresário Ricardo Mansur. Em 1999, foi à falência, com dívidas estimadas em cerca de R$ 1,2 bilhão.
Jingle famoso
O jingle do Mappin, criado nos anos 1980, foi um dos mais famosos da publicidade brasileira.
Relembre um dos comerciais: