Com patrocínio da Caixa indefinido, marcas reforçam apoio à corrida de rua
Até o ano passado, a Caixa Econômica Federal era a maior patrocinadora das corridas de rua no Brasil. Em 2018, o banco estatal patrocinou cerca de 200 provas, com contratos que dedicavam investimentos de mais de R$ 25 milhões às provas.
Para 2019, a indefinição é grande. Apesar de a Caixa manter seu patrocínio à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), num acordo vigente desde 2001, fontes do mercado afirmam que o banco não investirá mais em provas amadoras de rua.
"Sonhar e correr atrás"
As incertezas sobre a Caixa abrem espaço para outras empresas reforçarem sua atuação na área.
A Cosan, por exemplo, anunciou que patrocinará mais de 100 provas de corrida de rua no país entre 2019 e 2021. A companhia de energia e logística controla marcas como Comgás, Rumo, Raízen e Moove.
O objetivo da empresa ao abraçar o esporte é gerar mais conhecimento para a marca. "Nos últimos dez anos, a Cosan diversificou sua atuação. Passou de principal produtor de açúcar e etanol do país a uma gestora de um portfólio de empresas que são referência nos setores de energia e logística", declarou Adriano Zerbini, diretor de Comunicação Corporativa da companhia.
Provas como a São Silvestre (em São Paulo), a Volta da Pampulha (em Belo Horizonte) e as maratonas de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Curitiba estão entre os eventos que serão patrocinados.
Para reforçar o posicionamento, a marca acaba de estrear uma campanha publicitária com o mote "Eu sonho e corro atrás", criada pela Loures Consultoria e a N Ideias, do publicitário Nizan Guanaes. Confira um dos comerciais:
A campanha apresenta, ainda, mini documentários com os atletas Nathalia Barbosa, Fernanda Pileggi, Marcos Jafet e a bicampeã de maratonas pan-americanas Adriana da Silva.
Provas proprietárias
Neste momento, a Cosan não investirá em provas "proprietárias". Nesse tipo de evento, uma empresa, como o Pão de Açúcar e o McDonald's, cria uma corrida de rua usando o seu próprio nome.
É o caso do Circuito de Corridas Pão de Açúcar, por exemplo, que acontece em quatro capitais (Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo). O evento sempre tem um dia dedicado às crianças e outro a adultos, com uma maratona de revezamento (na qual equipes de até oito integrantes completam os 42 km da prova).
Desde que o circuito foi criado, em 1993, mais de 650 mil adultos e 100 mil crianças já participaram. No ano passado, foram 36 mil participantes, no total.
"No circuito de corridas trabalhamos com diversas iniciativas que tragam bem-estar e qualidade de vida a nossos clientes, seja incentivando a prática de esportes ou a escolha pela adoção de uma alimentação mais saudável e equilibrada", diz Vanessa Siqueira, gerente de Marketing do Pão de Açúcar.
Com as provas, o Pão de Açúcar diz que pretende "democratizar a atividade física".
Para reforçar a missão, além das corridas, a prova deste ano terá, pela primeira vez, uma caminhada de três quilômetros em Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro. As inscrições serão abertas na primeira semana de abril.
Corrida de mulheres
O McDonald's, por sua vez, realiza a "M5K - Mulheres em Movimento" desde 2011. No ano passado, a corrida voltada para o público feminino aconteceu simultaneamente em cinco cidades (Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo). Cerca de 320 mil mulheres já participaram das oito edições da prova.
"Muitas mulheres entram para a corrida de rua participando de uma das nossas provas. [Nossa corrida] é a primeira prova de cerca de 20% das participantes", disse David Grinberg, vice-presidente de Comunicação Corporativa e de Relações com Investidores da Arcos Dorados, controladora do McDonald's Brasil.
Neste ano, mulheres de toda a América Latina que moram fora das cidades onde o evento acontece também poderão participar.
Elas deverão se inscrever na prova pelo aplicativo da corrida. Receberão, então, o kit de participante. No dia da prova, em outubro, poderão correr onde estiverem, e o aplicativo marcará o tempo. No final, receberão um certificado de participação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.