76% dos consumidores já compraram por causa de influenciadores, diz estudo
Um estudo produzido pela empresa de marketing de influência Spark em parceria com o Instituto QualiBest, de pesquisas, apontou que 76% dos consumidores já compraram algum produto ou serviço com base na recomendação feita por um influenciador digital.
Dentre aqueles que compraram, 82% observaram que as publicações dos influenciadores eram sinalizadas como publicidade. Os dados fazem parte de um estudo que será apresentado hoje durante o YouPix Summit, que acontece em São Paulo.
Produzido em agosto, o levantamento foi realizado com 1.100 pessoas de todas as regiões do Brasil. O objetivo era identificar a relação do público com influenciadores digitais.
"Era comum um criador fazer uma publicação patrocinada e não divulgar que foi pago para isso, por receio de o post não ter engajamento. Hoje, a sinalização de que a postagem é um publieditorial reforça a transparência do conteúdo", declarou Rafael Coca, sócio da Spark.
Produtos de beleza à frente
Entre os itens mais comprados a partir da indicação de um influenciador digital estão os produtos de beleza (52%), seguidos por livros e acessórios de moda (42%). Na sequência, estão alimentos e bebidas (30%) e smartphones (29%).
O levantamento apontou também as redes favoritas do público. Instagram e YouTube aparecem empatados em primeiro lugar, com 81% das preferências. O Facebook foi apontado por 49% dos entrevistados. A soma é maior do que 100% porque cada um podia indicar mais de uma rede.
Segundo o estudo, 42% dos usuários não alteraram sua forma de interação no Instagram desde que a rede anunciou, no Brasil, que ocultaria o número de curtidas nas publicações exibidas via aplicativo para celulares.
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