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Roda-gigante e tirolesa: o que as marcas prepararam para o Rock in Rio

Brinquedo do Itaú tem 35 metros de altura, 24 gôndolas e capacidade para 144 pessoas por passeio - Divulgação
Brinquedo do Itaú tem 35 metros de altura, 24 gôndolas e capacidade para 144 pessoas por passeio Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/09/2019 14h01

Mais de 30 marcas estão entre as patrocinadoras e apoiadoras da oitava edição brasileira do Rock in Rio, que começa hoje e vai até 6 de outubro. Construída no local que recebeu os Jogos Olímpicos de 2016, na zona oeste do Rio, a "Cidade do Rock" tem 385 mil metros quadrados e 17 espaços de atrações, entre palcos e arenas especiais.

Segundo uma pesquisa recente da startup Flow Creative Core, que ouviu 500 pessoas em 14 cidades brasileiras, quase metade das pessoas (46%) disse que o apoio a eventos musicais faz a diferença na hora de escolher uma marca.

"Acreditamos que a música tem o poder de aproximar as pessoas. Queremos fazer um convite para que as pessoas busquem as diferenças umas nas outras, celebrando o efeito transformador destes encontros", afirmou Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco, patrocinador master do festival.

Cerca de 750 mil pessoas devem passar pelo evento. Para atrair sua atenção, os patrocinadores apostam em uma série de ações especiais. Conheça algumas delas.

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco, que patrocina o evento pela quinta vez, levará uma "roda-gigante" para o público. Instalada em um dos principais espaços da Cidade do Rock, o brinquedo tem 35 metros de altura, 24 gôndolas e capacidade para 144 pessoas por passeio. Este ano, deve receber até 10 mil pessoas por dia. Para ter acesso, o público precisa reservar um horário, feito na entrada do espaço.

Além disso, a "Arena do Itaú", com 400 metros quadrados, terá shows-surpresa. Uma das apresentações será feita, todos os dias, pela "Banda Itaú", uma orquestra com 47 integrantes formada pela empresa para o festival.

Coca-Cola Rock in Rio - Divulgação - Divulgação
Espaço da Coca-Cola terá cerca de 30 shows por dia
Imagem: Divulgação

Coca-Cola

Com o conceito "Quanto mais gás, mais Rock in Rio", a Coca-Cola terá um espaço de 180 metros quadrados. No local, uma banda formada por mais de 50 consumidores, ao lado de 12 músicos, fará cerca de 30 shows diários.

O repertório da "Coca-Cola Band" passa pelas músicas dos artistas que se apresentarão nos palcos do festival. Quem quiser tocar algum instrumento pode fazer uma "miniaudição" no estúdio da Coca-Cola FM, no local. A ação é aberta ao público, e as inscrições são feitas na hora. Além de cantar em grupos, será possível se arriscar na dança, ao lado de 20 integrantes do grupo Fit Dance.

Heineken

Heineken Rock in Rio - Divulgação - Divulgação
Cerca de 1.200 pessoas por dia farão o "sobrevoo" na tirolesa da Heineken
Imagem: Divulgação

A cervejaria Heineken, patrocinadora do evento desde 2011, repete o sucesso da última edição ao colocar uma tirolesa com 22,5 metros de altura na frente do palco principal do evento. Cerca de 1.200 pessoas por dia farão o "sobrevoo" sobre o público. A atração é gratuita, e o agendamento é feito dentro da Cidade do Rock.

A marca espera vender mais de 1 milhão de litros de cerveja durante os sete dias de festival. A operação é a maior na história da marca, com um investimento de cerca de R$ 2 milhões. Foram mais de 15 dias de trabalho, com a instalação de 1.700 metros de tubulação de aço inox. Haverá cerca de cem pontos de venda.

Doritos

A Doritos pretende reforçar a diversidade. Lançou a "Guitarra da Diversidade", com cordas coloridas, que será tocada por Andreas Kisser durante apresentação do Sepultura, no dia 4 de outubro.

A marca é a primeira a patrocinar o "espaço PCD", área planejada para melhorar a experiência das pessoas com deficiência durante o evento. Cadeirantes terão acesso a uma "oficina de reparos" para as cadeiras de rodas. Haverá também vans adaptadas, com serviço exclusivo para PCD, e carrinhos de golfe para locomoção entre as plataformas de três dos palcos do festival.

Ford

A Ford, montadora oficial do evento, terá iniciativas com foco em mobilidade. Donos de veículos da marca contarão com vantagens: os que optarem pelo transporte público poderão garantir sem custos o Riocard Mais, aceito em todos os meios de transporte e que dá acesso ao metrô e BRT. Os que optarem pelo transporte oficial do Rock in Rio, que dá acesso exclusivo à Cidade do Rock, contarão com vouchers gratuitos --já esgotados. Um site explica como garantir as passagens.

O Waze também será parceiro da Ford no festival. O aplicativo ajudará o público a encontrar a melhor forma de sair do festival com um mapa em tempo real. O espaço da marca terá um painel de LED com informações de tráfego e a distância entre a Cidade do Rock e demais regiões do Rio.

Natura

Nave - Divulgação - Divulgação
A "nave" da Natura, que terá sessões de 15 minutos, propõe um novo olhar para o mundo
Imagem: Divulgação

A arena "Nave - Nosso Futuro é Agora", uma co-criação entre o Rock in Rio e a Natura, tem como propósito provocar um "novo olhar para o mundo". O espaço ocupa toda a área interna do velódromo com recursos como projeções, cenografia física e virtual e efeitos sonoros e olfativos.

As sessões terão 15 minutos, com capacidade para 2.400 pessoas. A expectativa é que 200 mil pessoas passem pela atração durante o festival.

Em parceria com a Heineken, a Natura ainda vai promover a reciclagem de aproximadamente 2,5 milhões de copos usados durante o festival, que serão transformados em embalagens de produtos cosméticos.

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