Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Flandoli, do Quebrando o Tabu: Impacto virou fundamental para as marcas

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/12/2019 04h01

Fernanda Flandoli, sócia e diretora executiva do Quebrando o Tabu, é a entrevistada do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (31).

Fernanda, que trabalhou durante muitos anos no mercado publicitário, contou como deixou a propaganda tradicional e foi trabalhar com projetos de cunho social. "Começou a me perturbar muito pensar campanhas [...] sem que tivessem um impacto estendido. A conversa do legado, do propósito começou a ficar perto de mim de várias maneiras", explica ela, que foi estudar (nos Estados Unidos) e ver como funciona na prática (no sudeste asiático) os chamados "investimento de impacto" e "capitalismo paciente" (no programa disponibilizado acima, o tema é abordado a partir de 6:05).

Quando voltou ao Brasil, a executiva percebeu que não se encaixaria tão facilmente na publicidade tradicional brasileira. "Decidi que ia perseguir [...] o universo do impacto social" (no programa, o assunto é falado a partir de 15:54).

Fernanda também fala sobre sua entrada como sócia do Quebrando o Tabu, em 2016. O Quebrando o Tabu (QOT) é uma plataforma de assuntos relacionados a direitos humanos e justiça social. Hoje, conta mais com mais de 15 milhões de seguidores em suas redes sociais (o tema é abordado a partir de 23:30) e também faz parcerias de projetos comerciais.

"A conversa sobre causas, o engajamento, a necessidade de impacto, de fazer uma diferença no mundo virou muito fundamental para as marcas quando as marcas descobriram que isso virou fundamental para as pessoas", explica (a partir de 31:51).

O podcast Mídia e Marketing do UOL, com foco em propaganda e criatividade, tem conversas com comandantes de agências, vice-presidentes e diretores de marketing de anunciantes, diretores de criação, empreendedores e executivos de start-ups. Os programas são publicados todas às terças-feiras.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts. Para ouvir estes e outros programas, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts, por exemplo, buscar o nome do podcast e dar play no episódio desejado.