Guia da Aposentadoria: o que muda para MEI (microempreendedor individual)
A reforma da PrevidĂȘncia, aprovada em novembro de 2019, muda as regras para se aposentar e ter direito a outros benefĂcios, como pensĂŁo por morte e auxĂlio-doença. O UOL Economia preparou o Guia da Aposentadoria, que explica as novas regras de um jeito simples de entender.
O que muda para MEI (Microempreendedor Individual)
Para ter direito Ă aposentadoria, assim como os demais trabalhadores, o MEI precisa ter uma idade mĂnima e tambĂ©m um tempo mĂnimo de contribuição ao INSS.
Valor de contribuição
O valor de recolhimento previdenciĂĄrio do MEI Ă© reduzido, e ele tem a alĂquota de 5% sobre o valor do salĂĄrio mĂnimo (R$ 52,25 em 2020). O recolhimento Ă© feito por meio de guia de contribuição prĂłpria DAS-MEI.
O MEI tambĂ©m tem a opção de complementar o recolhimento previdenciĂĄrio com mais 15% sobre o valor do salĂĄrio mĂnimo. Esse procedimento Ă© feito por meio de uma Guia Complementar de Recolhimento, com o cĂłdigo 1910.
CĂĄlculo do benefĂcio
Para o MEI que contribuiu com 5% sobre o valor do salĂĄrio mĂnimo, o benefĂcio terĂĄ sempre o valor de um salĂĄrio mĂnimo (R$ 1.045 em 2020).
Para o MEI que contribuiu com 20% sobre o valor do salĂĄrio mĂnimo, o benefĂcio Ă© calculado com base na mĂ©dia salarial de todos os salĂĄrios de contribuição desde julho de 1994. O MEI tem direito a receber 60% do valor do benefĂcio, mais:
- Mulher: 2 pontos percentuais por ano que exceder 15 anos de contribuição
- Homem: 2 pontos percentuais por ano que exceder 20 anos de contribuição
* Edição geral e redação: Maria Carolina Abe. Com reportagem de: ThĂąmara Kaoru, Ricardo Marchesan, Antonio TemĂłteo, Leda Antunes e Filipe Andretta. Consultoria: Adriane Bramante, Luiz VerĂssimo e Augusto LeitĂŁo. IlustraçÔes: Guilherme Zamarioli.
Seja o primeiro a comentar
Essa ĂĄrea Ă© exclusiva para vocĂȘ, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e nĂŁo o UOL, Ă© o responsĂĄvel pelo comentĂĄrio. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentĂĄrios.