IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cristiano Zanin, advogado de Lula, fala ao vivo nesta sexta, às 10h

UOL Entrevista com Cristiano Zanin (03/07/20) - Arte/UOL
UOL Entrevista com Cristiano Zanin (03/07/20) Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

02/07/2020 19h00

Nesta sexta-feira (3), às 10h, o UOL Entrevista conversa ao vivo com Cristiano Zanin Martins, um dos advogados de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A entrevista, conduzida pelo colunista Leonardo Sakamoto e pelo repórter Vinicius Konchinski, será transmitida pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube, Facebook e Twitter.

Zanin vai falar sobre as críticas da Procuradoria-Geral da República à Operação Lava Jato. Também vai comentar as revelações de que agentes do FBI atuaram ao lado de policiais federais e procuradores da República em casos da força-tarefa em solo brasileiro.

Outro assunto será o julgamento de uma representação que Lula fez contra o procurador Deltan Dallagnol, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por causa da "entrevista do PowerPoint", em 2016.

Nascido em Piracicaba, no interior paulista, Zanin é formado em direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e é advogado de Lula desde 2013. Ganhou destaque ao assumir a defesa do ex-presidente nos casos da Lava Jato.

Lula foi condenado duas vezes pela Justiça Federal do Paraná em processos da operação: uma condenação pelo caso do Tríplex do Guarujá (SP) e outra em função do Sítio de Atibaia, no interior de São Paulo. Nos dois casos, as condenações foram confirmadas em segunda instância. O petista ainda responde a um processo em Curitiba por conta de supostas propinas ao Instituto Lula.

O ex-presidente alega ser inocente em todas as acusações do MPF-PR. A defesa de Lula ainda recorre a instâncias superiores do Judiciário para tentar reverter suas condenações.