Preço ou confiança? O que consumidores preferem na hora da compra?
Segundo o relatório Trust Barometer 2020, da Edelman, os consumidores continuam preferindo as marcas em que confiam, mesmo que elas não sejam as com o melhor preço. O estudo aponta que 75% dos entrevistados na pesquisa afirmam que "comprarão o produto mesmo que ele não seja o mais barato".
60% do total ainda dizem que estão confortáveis em "compartilhar informações pessoais com a empresa e que prestam atenção às comunicações dela". O estudo ainda diz que 78% dos consumidores afirmam que "provavelmente compartilharão ou repassarão conteúdo sobre a empresa e a defenderão contra críticas".
O relatório foi produzido entre de maio e junho deste ano, com mais de 22 mil respondentes, de 11 países (África do Sul, Alemanha, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Japão e Reino Unido).
Para 70% dos entrevistados, "confiar em uma marca é mais importante hoje do que no passado". Entre os consumidores brasileiros, este número sobe para 84%.
Confiança em alta também no Brasil
No Brasil, a confiança na marca é a terceira consideração mais importante para o brasileiro na hora de comprar uma nova marca (57%), atrás apenas de preço (69%) e praticamente empatada com reputação (58%).
A confiança também é o terceiro atributo mais relevante para que o consumidor se torne fiel (63%), atrás de preço (71%) e de como a empresa trata seus clientes (64%).
Empatia na pandemia
Segundo o estudo, 52% dos consumidores brasileiros começaram a usar uma nova marca devido à maneira inovadora e empática como ela está respondendo à pandemia do coronavírus.
O estudo ainda aponta que 41% das pessoas convenceram outros consumidores a pararem de usar um produto ou serviço pois "consideraram que a empresa não estava agindo adequadamente" mediante à crise causada pela covid-19.
"Não se posicionar durante uma crise não é mais uma opção para as empresas. A pandemia acelerou tendências de consumo", afirma Ana Julião, gerente geral da Edelman Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.