IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação, fala nesta quarta, às 16h

Conversas na Crise com Renato Janine Ribeiro - Arte/IdEA-Unicamp
Conversas na Crise com Renato Janine Ribeiro Imagem: Arte/IdEA-Unicamp

Do UOL, em São Paulo

11/08/2020 17h19

O filósofo e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro será o entrevistado da próxima live do "Conversas na Crise - Depois do Futuro", nesta quarta-feira (12), às 16h. O programa, apresentado pelo jornalista Paulo Markun, será transmitido ao vivo pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube, Facebook e Twitter. O público poderá interagir por meio dessas plataformas.

Janine responderá perguntas sobre educação, pandemia, volta às aulas e os desafios impostos pelo novo coronavírus para o pensamento filosófico. O encontro contará também com a participação de Ana Carla Bermúdez, repórter do UOL especializada em educação, Fernando Almeida, professor da PUC-SP, e do poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA.

Professor de ética e filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo), Renato Janine Ribeiro é graduado em filosofia pela USP (1971), com mestrado pela Université de Paris-I, Panthéon-Sorbonne (1973) e doutorado pela USP (1984). Foi ministro da Educação entre abril e outubro de 2015, no governo Dilma Rousseff. Vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 2001, na categoria Ensaio e Biografia, pela obra "A Sociedade Contra o Social" (Companhia das Letras). Foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997) e com a Ordem de Rio Branco (2009).

"Conversas na Crise - Depois do Futuro" é um desdobramento do projeto "A Crise Brasileira", lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, tendo o UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.