Por que a Nissan abriu seu estúdio de design para outros clientes?
Renato Pezzotti
Colaboração para o UOL, em São Paulo
18/09/2020 04h01
A Nissan possui 8 estúdios de design espalhados pelo mundo. Um deles funciona, desde junho do ano passado, em São Paulo —e, a partir de agora, atenderá outros clientes de fora do setor automotivo.
O "The Box", nome do escritório, passará a executar projetos de mobilidade, design de ambientes e comunicação visual, por exemplo. O estúdio, inclusive, poderá participar até mesmo de concorrências por projetos publicitários.
A novidade faz parte do plano de transformação global da empresa, chamado 'Nissan Next', que pretende "inovar de forma contínua para as novas gerações".
"O desafio é encontrar clientes que buscam um estilo artístico. É muito bacana levar o nosso design para outros setores", declara John Sahs, designer-chefe na Nissan América Latina. Segundo o executivo, a decisão de iniciar o projeto pelo Brasil foi tomada em fevereiro deste ano. Os outros escritórios seguirão o mesmo caminho, em breve.
O The Box ainda fará parcerias com instituições de ensino para contribuir no desenvolvimento das futuras gerações e da disciplina no país.
"Em parceria com o Instituto Europeu de Design (IED) de São Paulo, o The Box vai oferecer apoio em design automotivo à estudantes. Já com o Instituto Mauá de Tecnologia, estamos desenvolvendo um projeto especial, onde os alunos estão sendo desafiados a criar móveis e produtos usando materiais reciclados", declara Sahs.