IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UOL participa de projetos com novos formatos nos Stories e Google News

Web Stories aparecerão no discover do Google - Reprodução/Google
Web Stories aparecerão no discover do Google Imagem: Reprodução/Google

Do UOL

Em São Paulo

06/10/2020 13h00

O UOL fechou duas parcerias com o Google para levar jornalismo de qualidade com formatos modernos e inovadores para os leitores.

Em tempos de fake news correndo nas redes sociais e sites de busca, os órgãos de imprensa tentam se reinventar para informar e ser tão atraentes quando as notícias falsas.

Seguindo este raciocínio, o UOL participa do lançamento, nesta terça-feira (6), de uma iniciativa para promover os Web Stories, formato totalmente voltado para o celular e muito visual sobre temas como jogos, cultura, saúde, receitas, turismo, entre outros.

O UOL produz Web Stories desde 2018, quando o formato foi desenvolvido, mas agora contará com um impulsionamento da da ferramenta de busca que irá exibir as histórias no Discover, área de destaque presente no aplicativo do Google para Android e iOS. Além do carrossel de Stories, disponível para usuários no Brasil, Estados Unidos e Índia, o Google vai sugerir mais Web Stories nos resultados da busca feitas pelo celular em todo o mundo.

"Levar as Web Stories para o Discover é uma das diversas formas nas quais o Google vem trabalhando com o objetivo de conectar o usuário a conteúdo de qualidade de modos inovadores e, ao mesmo tempo, dar ainda mais visibilidade e tráfego para publicações. Queremos impulsionar o ecossistema das Web Stories dando um lar para todas as histórias que já estão sendo contadas - e também para as Stories que ainda estão por vir", explica Alex Bunning, gerente de parcerias de produtos do Google.

Destaques no Google News

O UOL também é um dos principais parceiros na maior iniciativa de apoio ao futuro do jornalismo feita pelo Google até hoje: a nova experiência de notícias batizada de Google News Showcase - ou, no Brasil, Destaques.

A estreia, para leitores do Brasil e da Alemanha, neste começo de outubro, destaca painéis feitos por órgãos de imprensa. A curadoria das notícias mais importantes, em narrativas interessantes e links que levam para os sites, marca o surgimento de uma experiência jornalística diferente na internet.

O UOL conta com seis painéis de notícias que vão aparecer, inicialmente, no Google Notícias para Android. Em breve o produto estará disponível também no Google Notícias para iOS, e mais adiante chegará ao Google Discover e à busca.

Destaques permite que escolhas editoriais dos veículos de imprensa possam ser lidas pelos usuários do Google, que muitas vezes ficam à mercê do que o algoritmo escolhe para exibir - e nem sempre é o mais relevante ou verdadeiro.

Para estar sempre bem informado, o leitor pode seguir os painéis do UOL. Basta acessar o aplicativo do Google Notícias, buscar por UOL e clicar na estrela para seguir. Pronto, as notícias aparecerão com destaque.