IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

UOL Líderes

Entrevistas com presidentes, CEOs ou fundadores de grandes empresas nacionais e estrangeiras.


José Carlos Felner (GSK): Produzir vacina é questão de segurança nacional

Do UOL, em São Paulo

06/11/2020 04h00

A pandemia do novo coronavírus serviu para provar que um dos grandes acertos do passado no Brasil foi definir, desde os anos 70, que vacinas são uma questão de segurança nacional. Essa é a opinião de José Carlos Felner, principal executivo aqui no país de uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, a britânica GSK.

Em entrevista ao UOL Líderes por videoconferência, Felner destacou que o Brasil se tornou um dos grandes exemplos no mundo para políticas de saúde pública quando o assunto é imunização porque definiu, ainda nos anos 1970, que a produção de vacinas é uma questão de Estado e não de governo. Isso porque, com uma população tão grande, mesmo tendo dinheiro, não é possível comprar vacina para todo mundo, porque não há disponibilidade numa situação de pandemia, por exemplo.

Felner afirma que, graças a essa política de Estado, o país conseguiu criar um ecossistema capaz de desenvolver e produzir vacinas desde a pesquisa pura, passando pela academia e por uma rede de fornecedores para, finalmente, estabelecer uma indústria especializada de ponta.

Falando sobre inovação, ele narra histórias, como a de um carrinho de sorvetes numa praia no litoral nordestino que mudou a cadeia de transporte de vacinas da GSK no Brasil.

Na série UOL Líderes, o presidente da Alpargatas pede o avanço das reformas Fiscal e Administrativa, defende privatizações "dentro de um plano país" e a atuação ativa do Estado nas áreas de educação e saúde. Para Funari, o grande desafio do Brasil é continuar com a agenda anticorrupção na pauta.

O podcast UOL Líderes pode ser acessado nas páginas oficiais do UOL, Youtube do UOL, além de aplicativos como o Spotify e Apple Podcasts.

Você também pode ouvir outros podcasts do UOL, como o Baixo Clero e o UOL Entrevista.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar, no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Para ouvir podcasts, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts. Depois, basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado.