Topo

Perde validade MP que permite imóvel financiado como garantia em empréstimo

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

13/11/2020 14h20

Perdeu a validade ontem a MP (Medida Provisória) que autorizava clientes que contratassem empréstimo no banco a dar como garantia um imóvel que já era financiado. Nas contas do BC (Banco Central), a proposta tinha potencial para liberar até R$ 60 bilhões em novos empréstimos.

A MP era relatada pelo deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO) e estava pronta para ser votada no plenário na Câmara dos Deputados. Mas parlamentares governistas e de oposição passaram a obstruir os trabalhos do Legislativo devido a um impasse sobre a presidência da Comissão Mista de Orçamento Públicos e Fiscalização (CMO). Com isso, a MP não foi votada e perdeu a validade.

A obstrução consiste em segurar ou atrasar as votações e pode ser feita por meio de requerimentos, como pedido de retirada de pauta, ou os deputados podem não registrar presença nas sessões, impedindo a existência do quórum necessário para deliberação.

O que dizia a MP

Pela MP, um cliente que tivesse financiado 60% do valor de um imóvel e já tivesse pago pelo menos 30% desse empréstimo poderia contratar um novo financiamento com valor correspondente aos 30% já pagos, nas mesmas condições do contrato original.

Por exemplo, quem financiou o imóvel a uma taxa de juros de 7% ao ano, mais a TR (Taxa Referencial), teria direito de contratar um novo empréstimo nessas condições. O prazo do novo crédito também poderia ser igual ao do contrato original.

Em caso de calote no pagamento de uma parcela do novo empréstimo, as demais venceriam antecipadamente.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Perde validade MP que permite imóvel financiado como garantia em empréstimo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia