IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UOL é duplamente finalista do 4º Prêmio Policiais Federais de Jornalismo

Reprodução/MOV
Imagem: Reprodução/MOV

Do UOL, em São Paulo

18/11/2020 11h15

Entre os 15 finalistas do 4º Prêmio Policiais Federais de Jornalismo, o UOL concorre na categoria "Webjornalismo" com dois conteúdos: o documentário "Primeiro Cartel da Capital" e a reportagem "Garçons e prostitutas são agentes para PCC levar cocaína a Europa e África".

Os vencedores serão anunciados em live transmitida nos canais da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) e do Sindipol/DF (Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal) no Youtube das 20h às 22h de 10 de dezembro.

Além da categoria "Webjornalismo", também há três finalistas nas categorias "Impresso", "Fotografia", "Rádio" e "TV". O vencedor de cada categoria receberá R$ 3.000 de prêmio. Além disso, o melhor trabalho receberá o prêmio geral de R$ 10 mil.

Primeiro Cartel da Capital

Com reportagem, pesquisa e produção dos jornalistas Flávio Costa, Luís Adorno, Aiuri Rebello e Eduardo Militão, além de apresentação de Débora Lopes, a série documental de quatro episódios (veja abaixo) teve direção de João Wainer (diretor dos documentários "Junho - o mês que abalou o Brasil" e "Pixo").

O documentário foi resultado de um trabalho de apuração da equipe de UOL Notícias de seis meses, com gravações em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Rio Branco e Nápoles (Itália). O documentário explicou como um grupo de oito detentos se transformou na maior facção criminosa do Brasil.

Agentes do PCC para Europa e África

A reportagem publicada pelos jornalistas Flávio Costa, Eduardo Militão e Luís Adorno sobre a atuação de garçons e prostitutas ligados ao PCC foi produzida após análise de documentos de operações da PF, que apontavam suas ações nos últimos anos em portos brasileiros.

Para a produção da reportagem, a equipe entrevistou fontes em São Paulo, Brasília e nas cidades italianas de Riccione e Nápoles.

Ouça também o podcast Ficha Criminal, com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil. Esse e outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.