IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UOL Debate discute primeiro ano após a morte de Jorge Floyd

UOL Debate - George Floyd  - UOL
UOL Debate - George Floyd Imagem: UOL

25/05/2021 11h06

A morte do norte-americano George Floyd há um ano fortaleceu o debate mundial sobre racismo e o impacto da violência policial contra a população negra no mundo em diversos setores, dos negócios à educação.

É essa repercussão que o UOL Debate se propõe a discutir ao vivo nesta terça-feira (25), às 17 horas, pela home do UOL e pelos canais do UOL no Youtube, Facebook e Twitter.

O apresentador Diego Sarza receberá para esta conversa José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares; Luiza Helena, presidente do conselho administrativo do Magazine Luiza; E João Batista Rodrigues Freitas, pai do João Alberto, morto por seguranças no Carrefour.

UOL Debate - um ano após a morte de George Floyd  - do UOL  - do UOL
UOL Debate - George Floyd - o que mudou
Imagem: do UOL

George Floyd, um homem negro norte-americano, morreu há um ano após ter seu pescoço pressionado por mais de nove 9 minutos por policiiais em Minneapolis, norte dos Estados Unidos.

A violência contra Floyd não é um caso isolado e faz parte da crítica de movimentos como o Black Lives Matter, que cobram uma política institucional nos Estados Unidos contra a violência racial.

Em abril deste ano, o ex-policial Derek Chauvin foi condenado pela morte de George Floyd em três casos: assassinato não intencional em segundo grau, assassinato em terceiro grau e homicídio culposo. A decisão do júri popular que analisou o caso foi unânime.

No Brasil, quase 6 meses após a morte de George Floyd, João Alberto morreu sufocado por seguranças do supermercado Carrefour em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.