UOL Debate discute primeiro ano após a morte de Jorge Floyd
A morte do norte-americano George Floyd há um ano fortaleceu o debate mundial sobre racismo e o impacto da violência policial contra a população negra no mundo em diversos setores, dos negócios à educação.
É essa repercussão que o UOL Debate se propõe a discutir ao vivo nesta terça-feira (25), às 17 horas, pela home do UOL e pelos canais do UOL no Youtube, Facebook e Twitter.
O apresentador Diego Sarza receberá para esta conversa José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares; Luiza Helena, presidente do conselho administrativo do Magazine Luiza; E João Batista Rodrigues Freitas, pai do João Alberto, morto por seguranças no Carrefour.
George Floyd, um homem negro norte-americano, morreu há um ano após ter seu pescoço pressionado por mais de nove 9 minutos por policiiais em Minneapolis, norte dos Estados Unidos.
A violência contra Floyd não é um caso isolado e faz parte da crítica de movimentos como o Black Lives Matter, que cobram uma política institucional nos Estados Unidos contra a violência racial.
Em abril deste ano, o ex-policial Derek Chauvin foi condenado pela morte de George Floyd em três casos: assassinato não intencional em segundo grau, assassinato em terceiro grau e homicídio culposo. A decisão do júri popular que analisou o caso foi unânime.
No Brasil, quase 6 meses após a morte de George Floyd, João Alberto morreu sufocado por seguranças do supermercado Carrefour em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.