Impostômetro registra R$ 2 tri; em 2020, valor foi atingido em dezembro
O Impostômetro, medidor da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que contabiliza a carga tributária paga pelos brasileiros, registrou na noite de hoje a marca de R$ 2 trilhões.
Esse é o valor que foi pago pelos contribuintes desde o primeiro dia do ano aos governos federal, estaduais e municipais. Em 2020, este mesmo montante foi registrado no dia 22 de dezembro, o que significa, de acordo com a associação, que os brasileiros estão pagando mais impostos em 2021.
Segundo o economista da Associação Comercial, Ulisses Ruiz de Gamboa, a antecipação do registro em 70 dias neste ano deve-se a duas explicações básicas: a retomada econômica e a alta da inflação.
A retomada da atividade econômica, devido ao avanço da vacinação, é um dos principais fatores que levaram ao aumento do valor pago em impostos. Economista Ulisses Ruiz de Gamboa
O painel do Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Ele está localizado na sede da entidade, na região central da capital paulista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.