Consumo de chocolate, salgadinho e macarrão instantâneo aumenta no Brasil
Do UOL, em São Paulo
16/12/2021 19h09
A inflação está levando os brasileiros a consumirem mais produtos práticos e indulgentes, como chocolate, e a reduzirem o consumo de alimentos básicos, como açúcar, café e óleo.
É o que aponta o estudo "Consumer Insights" feito pela Kantar, que ouviu 11.300 lares, em todo o Brasil. De acordo com a pesquisa, o consumo de commodities caiu 2% entre janeiro e setembro de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. O levantamento atribui a queda ao aumento de 25% no preço destes itens.
Relacionadas
A queda também está associada a alta em outras áreas. O consumo de mercearia doce cresceu 9,6% e de mercearia salgada, como salgadinhos, molhos e massa instantânea, subiu 1,6%.
O consumo varia de acordo com o perfil social. Os que buscam conveniência, por exemplo, têm entre 25 e 34 anos e pertencem às classes D e E. Já a busca pelo sabor e prazer é feita principalmente por maiores de 45 anos e da classe C.