Topo

Petrobras alerta governo sobre possível falta de diesel, diz agência

A Petrobras alertou que o auge do transporte de soja no terceiro trimestre pode fazer com que o combustível falte nos postos de combustíveis. Imagem: EDUARDO MATYSIAK/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

24/05/2022 18h56

Informações da agência Reuters mostram que a Petrobras alertou o governo federal sobre o risco de desabastecimento de diesel no Brasil. O terceiro trimestre, período que vai de julho a setembro, seria o mais suscetível ao problema, pois coincidiria com o auge do transporte de soja, principal commodity do país.

A escassez e o consequente encarecimento do diesel foram impulsionados pela invasão russa da Ucrânia. Paralelamente, a desvalorização do real frente ao dólar também elevou o valor do combustível.

A Petrobras adota a PPI (Política de Paridade Internacional) para compor o preço dos combustíveis, baseada nos custos de importação. Por isso, a variação do dólar e do barril de petróleo tem influência direta no cálculo.

O cenário de instabilidade no abastecimento de combustível ocorre em meio a mudanças significativas na Petrobras. Ontem, o governo anunciou a demissão de José Mauro Coelho, que ficou apenas 40 dias no comando da estatal.

Caio Mário Paes de Andrade, secretário de desburocratização do Ministério da Economia, foi indicado ao cargo. Entretanto, o novo nome ainda precisa ser apresentado ao Conselho da Petrobras e aprovado em assembleia.

A possibilidade de desabastecimento de diesel poderia gerar ainda mais turbulência entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a estatal após as sucessivas mudanças, levando a respostas de cunho político, especialmente em ano eleitoral.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Petrobras alerta governo sobre possível falta de diesel, diz agência - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia