IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Câmbio está performando melhor, mas há incerteza, diz diretor do BC

Diretor do BC diz que câmbio no Brasil está tendo um desempenho melhor por conta de fatores como a reversão da crise hídrica e uma situação fiscal mais positiva - Getty Images
Diretor do BC diz que câmbio no Brasil está tendo um desempenho melhor por conta de fatores como a reversão da crise hídrica e uma situação fiscal mais positiva Imagem: Getty Images

Bernardo Caram

16/05/2022 13h08Atualizada em 16/05/2022 13h23

O câmbio no Brasil está tendo um desempenho melhor por conta de fatores como a reversão da crise hídrica e uma situação fiscal mais positiva, disse nesta segunda-feira o diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, ponderando que ainda há incertezas no médio prazo.

Em evento promovido pelo Goldman Sachs, Serra afirmou que o câmbio no país foi pressionado por uma série de fatores em 2020 e 2021, como os juros baixos e incerteza fiscal. Naquele período, segundo ele, o real chegou a se desvalorizar 25% em relação a seus pares.

Para ele, houve melhora nesse cenário cambial, também influenciado por mudanças na tributação de investimentos no exterior, retorno de brasileiros a investimentos domésticos e fluxo de recursos de empresas.

Na avaliação de Serra, o movimento recente do câmbio —que voltou a subir para patamares superiores a 5 reais por dólar— refletiu impacto da desaceleração da China, que enfrenta uma onda de Covid-19, e do aperto monetário implementado nos Estados Unidos.

Para ele, o efeito causado pela China sobre o real foi mais forte do que o dos juros nos Estados Unidos.