Opinião

Educação financeira é um poderoso instrumento de transformação social

"Conhecimento é tudo". Essa máxima costuma carregar um senso de verdade inquestionável, mas, ao observarmos a trajetória de tantas pessoas ao nosso redor, percebemos que o sucesso não pode ser resumido apenas a ela.

Acesso ao conhecimento, embora essencial, precisa ser aliado a oportunidades e ferramentas que tornem esse saber aplicável na vida real. É nesse ponto que a educação financeira se destaca como um meio indispensável de emancipação.

Para abrir espaço de diálogo sobre temas financeiros que impactam sistemicamente diferentes comunidades, lançamos na quarta-feira (20) o Vozes que Inspiram. Neste Dia Nacional da Consciência Negra, trazemos o episódio de lançamento com uma reflexão sobre como o empoderamento econômico é essencial para avançar rumo a um futuro mais igualitário para a comunidade preta.

A conquista da liberdade financeira não apenas amplia horizontes, mas fortalece comunidades inteiras, criando redes de transformação e impacto social. É com essa visão que o Vozes que Inspiram compartilha histórias reais e inspiradoras de líderes que estão à frente dessa mudança.

Como mediadora do episódio de estreia, tive o privilégio de amplificar as vozes de três convidados incríveis:

· Gilson Rodrígues, presidente do G10 Favelas;

· Suéli Feio, cofundadora do Costurando Sonhos Brasil; e

· Mari Ferreira, especialista em educação financeira e autora do livro Tostão Furado - Do Zero à Liberdade Financeira.

Cada um deles trouxe histórias que ilustram como o conhecimento em finanças pode ser o ponto de partida para mudar vidas e impulsionar transformações na comunidade.

Continua após a publicidade

E é exatamente isso que torna a educação financeira tão poderosa: ela não apenas resolve problemas individuais, mas cria possibilidades coletivas. O impacto vai além dos números, das contas equilibradas ou dos termos complicados - ela reverbera em sonhos realizados, em oportunidades que antes não existiam e em novas narrativas para comunidades historicamente marginalizadas.

E agora, que tal refletir sobre como você pode usar o conhecimento financeiro para transformar sua realidade e, talvez, impactar efetivamente outras pessoas? A transformação começa quando reconhecemos o poder que temos nas mãos.

Assista ao episódio e faça parte dessa mudança. Vamos juntos inspirar e transformar?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.