Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Inflação no Brasil e nos EUA são os destaques da semana para o mercado

Veja as principais notícias que impactam o seu bolso hoje.

Assista ao vivo aos destaques dos mercados, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 8h40, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.

O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.

Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Veja a análise do dia no vídeo a seguir, confira os destaques noticiosos mais abaixo e tenha um bom dia de investimentos:

No Brasil, investidores acompanham dados vindos do mercado externo. O destaque da semana é o IPCA de dezembro, que será apresentado na quinta-feira (11). Na agenda de indicadores, ainda serão divulgadas as primeiras prévias de janeiro do IPC-S, hoje, às 8h, e do IPC-Fipe (quarta-feira). Hoje também sai o Boletim Focus. Na parte política, com o Congresso ainda em recesso, há pouca movimentação.

Continua após a publicidade

Nos EUA, os futuros das bolsas americanas operam em baixa. Investidores aguardam mais indícios sobre os próximos Fed quanto à sua política monetária. Nesta semana, o principal indicador econômico a ser divulgado são os preços ao consumidor, na quinta-feira, que deve mostrar se os esforços do Fed para reduzir a inflação estão se concretizando. Além do CPI, sai a inflação ao produtor dos EUA (PPI) na sexta-feira (12). O que também entra no radar são os resultados corporativos, que também começam na sexta-feira com os resultados do Wells Fargo, BofA (Bank of America), Citi e JPMorgan.

Na Europa, as bolsas operam em baixa. O movimento reflete o sentimento negativo da primeira semana de 2024 e as perdas lideradas por petrolíferas. Investidores monitoram dados econômicos locais e aguardam, mais adiante, nova leitura da inflação ao consumidor dos EUA. O setor petrolífero e de gás teve a maior queda, à medida que as cotações do petróleo caíam em torno de 1% após a Arábia Saudita anunciar cortes nos preços da commodity. De indicador, foram divulgadas as encomendas à indústria alemã. O dado decepcionou, com um avanço menor do que o esperado. Outro indicador que saiu e também decepcionou foi o número do varejo da zona do euro, que mostrou queda de 0,30% em novembro, ficando pior do que o esperado pelo mercado, que aguardava por uma baixa de 0,1%. O sentimento econômico da zona do euro subiu para 95,6 em dezembro, superando as expectativas de 94,4 pontos.

Na Ásia, as bolsas fecharam em baixa. Em Tóquio, a bolsa não operou hoje devido a um feriado no Japão. Na agenda econômica, na China teremos a divulgação na quinta-feira dos dados de inflação ao consumidor (CPI) e do produtor (PPI). Na semana passada, o Zhongzhi Enterprise Group, que fornecia empréstimos ao setor imobiliário chinês, teve pedido de falência e liquidação aceito por um tribunal de Pequim. Além disso, um grande executivo da subsidiária de veículos elétricos da problemática incorporadora China Evergrande foi preso sob suspeita de crimes não especificados. Na China continental, o índice Xangai Composto teve queda de 1,42%, e o Shenzhen Composto recuou 1,88%. Em outras partes da Ásia, o Hang Seng caiu 1,88% em Hong Kong, com tombo de 6% da China Evergrande New Energy Vehicle, e o sul-coreano Kospi cedeu 0,40% em Seul, mas o Taiex contrariou o viés negativo da região e subiu 0,31% em Taiwan.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes