Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Inflação no Brasil e nos EUA e projeto das Bets são destaques do dia

Veja as principais notícias que impactam o seu bolso hoje.

Assista ao vivo aos destaques dos mercados, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 8h40, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.

O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.

Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Veja a análise do dia no vídeo a seguir, confira os destaques noticiosos mais abaixo e tenha um bom dia de investimentos:

No Brasil, investidores devem acompanhar os dados do IPCA de novembro. Os números de inflação no Brasil serão importantes para balizar as perspectivas futuras para as decisões do Copom. O mercado ainda deve repercutir os dados de inflação a serem divulgados nos EUA. Na agenda política, o Senado deve votar hoje o projeto que tributa as apostas esportivas, as Bets. Esse projeto visa principalmente gerar novas receitas para o governo federal, que segue tentando conter o déficit público via aumento de arrecadação. Além disso, o mercado segue aguardando a "Super Quarta", onde teremos a decisão sobre os juros do Brasil e dos EUA. Esse fato levou o Ibovespa a apresentar uma leve queda no dia de ontem, em um pregão marcado por uma baixa volatilidade do índice.

Continua após a publicidade

Nos EUA, pra o dia de hoje, o foco do mercado estará nos dados do índice de preços ao consumidor (CPI) de novembro. Os números da inflação, junto com as sinalizações dadas amanhã pelo Fomc, devem balizar as expectativas dos investidores quanto aos juros nos EUA. Os futuros dos principais índices acionários operam em alta. Apesar da queda das big seven no dia ontem, as empresas de menor capitalização conseguiram segurar o S&P 500 e entregar um desempenho positivo no dia. Assim como no Brasil, os investidores aguardam a decisão sobre os juros nos EUA, marcada para amanhã. Mais importante até do que a decisão sobre os juros, onde o consenso aponta uma manutenção do patamar atual, seria uma possível sinalização sobre quando o Fomc pretende iniciar do ciclo de afrouxamento monetário.

Na Europa, as bolsas operam em alta. No Reino Unido, a taxa de desemprego se manteve estável em 4,2% no mês outubro. O salário semanal médio subiu 7,2% no mês, abaixo das estimativas da Bloomberg de 7,7%. Na Alemanha o índice de percepção econômica do instituto ZEW subiu para 12,8 em dezembro, acima das estimativas da Bloomberg de 9,5. Na Zona do Euro, a percepção econômica subiu para 23,0 em dezembro. Além dos dados locais, os investidores europeus ainda devem acompanhar a divulgação da inflação nos EUA.

Na Ásia, as bolsas fecharam em alta. No Japão, o Nikkei apresentou valorização de 0,16%. Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 1,07%, enquanto na Coreia do Sul, o Kospi apresentou valorização de 0,39%. O Shangai Composto fechou em alta de 0,40%, e o Shenzen Composto subiu 0,15%. As expectativas de que novos estímulos econômicos sejam anunciados na China gerou o movimento positivo do mercado.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes