Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Dados do varejo no Brasil e juros na Europa são os destaques do dia

Veja as principais notícias que impactam o seu bolso hoje.

Assista ao vivo aos destaques dos mercados, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 8h40, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.

O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.

Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Veja a análise do dia no vídeo a seguir, confira os destaques noticiosos mais abaixo e tenha um bom dia de investimentos:

No Brasil, saem hoje os dados varejo de outubro. Investidores acompanharam o sinal positivo das bolsas internacionais após a decisão e sinalização do Fed quanto à sua política monetária. Internamente, o Copom (Comitê de Política Monetária) cortou a Selic em 0,50 pp, encerrando o ano em 11,75%. No entanto, jogou um balde de água fria nas apostas futuras mais agressivas de cortes ao afirmar que a dose de 0,50 pp é adequada para a convergência da inflação às metas. A sinalização do Copom mostra que a economia está desacelerando, mas o ritmo de cortes será mantido devido ao cenário fiscal.

Continua após a publicidade

Nos EUA, os futuros das bolsas operam com ganhos. O movimento é apoiado pela manutenção da taxa de juros na faixa de 5,25% a 5,5% e pela sinalização de Powell, presidente do Fed, indicando que iniciará as reduções nos juros no próximo ano. Ainda hoje, a agenda dos Estados Unidos inclui expectativas pelos dados de vendas no varejo e pedidos de auxílio-desemprego.

Na Europa, as bolsas operam em alta. O mercado repercute a decisão de manutenção dos juros nos EUA e aguardando as reuniões do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco Central da Inglaterra (BoE) para anunciarem as decisões para os juros na zona do euro e no Reino Unido. A expectativa é de manutenção das taxas, mas com uma mensagem cautelosa devido aos últimos indicadores de atividade e inflação.

Na Ásia, as bolsas fecharam sem direção única. Os mercados asiáticos compartilharam em parte a animação global com a decisão do Fed. A Bolsa de Xangai fechou em baixa de 0,33%, a de Shenzhen caiu 0,55%, o índice Nikkei em Tóquio caiu 0,73%, enquanto o Kospi em Seul avançou 1,34%. Em Hong Kong, o Hang Seng registrou ganho de 1,07%, e o Taiex em Taiwan subiu 1,05%. As bolsas mostraram força inicialmente após a decisão do Fed, mas o impulso não perdurou devido ao sentimento negativo em relação à China, após uma conferência econômica desapontar os investidores, que esperavam por mais estímulos oficiais.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes