Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Ata do Copom, prévia do PIB e inflação nos EUA são os destaques da semana

Veja as principais notícias que impactam o seu bolso hoje.

Assista ao vivo aos destaques dos mercados, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 8h40, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.

O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.

Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Veja a análise do dia no vídeo a seguir, confira os destaques noticiosos mais abaixo e tenha um bom dia de investimentos:

No Brasil, investidores aguardam a Ata do Copom, que será divulgada na terça-feira (19). O documento reforçará os pontos apresentados no comunicado da última quarta-feira e pode trazer mais indicações sobre o cenário considerado pelo BC para os próximos passos da política monetária brasileira. Ao longo desta semana, ainda estão programados a divulgação do relatório Focus, dados da sondagem industrial pela CNI e balança comercial pela Secex. Na terça-feira, além do documento do Copom, será conhecida outra sondagem da CNI sobre a indústria da construção com dados de dezembro e o monitor do PIB de outubro pela FGV. Na quarta, os dados do indicador de comércio exterior de novembro, enquanto o Banco Central trará o índice IBC-Br de atividade econômica de outubro.

Continua após a publicidade

Nos EUA, os futuros das bolsas americanas operam em alta. O movimento reflete o otimismo dos investidores após o Fed indicar a possibilidade de iniciar os cortes nas taxas de juros no início de 2024 em meio ao arrefecimento da inflação. O principal indicador econômico da semana, de inflação ao consumidor (PCE), será divulgado na sexta-feira (22) e é visto como um dado importante para reforçar as apostas do início de flexibilização monetária no país. Na quinta-feira, os dados do PIB do terceiro trimestre serão divulgados.

Na Europa, as bolsas não exibem direção única. Na Alemanha, o índice de sentimento das empresas recuou de 87,2 em novembro para 86,4 em dezembro, abaixo da previsão do mercado. Mais dois membros votantes do Banco Central Europeu devem fazer discursos nesta segunda-feira. Na zona do euro, a inflação (CPI) será divulgada amanhã, e na quarta-feira, o mesmo dado sairá no Reino Unido, onde também o BoE adotou tom de cautela para os juros.

Na Ásia, as bolsas fecharam sem uma tendência definida, mas o tom negativo prevaleceu. A Bolsa de Xangai teve queda de 0,40%, e a de Shenzhen caiu 1,25%. Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei fechou em queda de 0,64%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou queda de 0,97%, e na Bolsa de Seul, o índice Kospi registrou alta de 0,13%. Em Taiwan, o índice Taiex caiu 0,12%. Os investidores aguardam a decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ) nesta terça-feira, e continuam à espera de mais estímulos de Pequim, em meio ao sentimento fraco sobre a perspectiva para a segunda maior economia global.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes