IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eliane Brum fala sobre Amazônia e caso Dom e Bruno no UOL Entrevista

22/06/2022 20h05

Após a série de sabatinas com pré-candidatos à presidência da República e ao governo de sete estados, o UOL Entrevista está de volta em uma conversa com a jornalista e documentarista Eliane Brum.

O programa será transmitido nesta quinta-feira (23), às 10 da manhã, ao vivo no Canal UOL, com transmissão no Youtube, na home do UOL e nas redes sociais Facebook e Twitter. A apresentação é de Fabíola Cidral com a participação dos colunistas do UOL Josias de Souza e Carlos Madeiro.

Há mais de 20 anos cobrindo a Amazônia, Eliane Brum vive e trabalha desde de 2017 em Altamira (Pará), no Médio Xingu, um dos epicentros da destruição da floresta amazônica. O interesse pela maior floresta tropical do mundo é um dos pontos em comum entre a documentarista e o jornalista Dom Phillips, que viajava no começo deste mês pela região do Vale do Javari, no Amazonas, acompanhado pelo indigenista Bruno Pereira, para escrever um livro sobre a preservação da floresta.

Os dois desapareceram no dia 5 de junho e as buscas começaram após grande mobilização nacional e internacional. De acordo com a perícia da Polícia Federal, a dupla morreu com tiro de armas de fogo e três suspeitos do crime seguem presos.

Eliane era amiga de Dom e acompanhou o processo de desaparecimento do jornalista e do indigenista Bruno. Além de trazer a sua visão sobre o desaparecimento ao UOL Entrevista, ela compartilhará seus conhecimentos sobre a Amazônia e os desafios de segurança, conservação e sustentabilidade da floresta.

Em 2021, a jornalista publicou "Banzeiro Òkòtó: uma viagem à Amazônia Centro do Mundo", pela Companhia das Letras. O livro faz um mergulho profundo nas múltiplas realidades da maior floresta tropical do planeta.

Há 25 anos no jornalismo, Brum é colunista do jornal espanhol El País e colaboradora de jornais e revistas nos Estados Unidos e na Europa, como The Guardian e News York Times. Ela Publicou oito livros no Brasil - sete de não ficção e um romance -, além de participar de coletâneas de crônicas, contos e ensaios.Em 2021, recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot, oferecido pela Columbia University School of Journalism, de Nova York (EUA), o mais relevante prêmio de jornalismo das Américas e o mais antigo do mundo, por sua carreira.