Topo

Anatomia da Rachadinha: UOL é finalista do Prêmio Não Aceito Corrupção

Do UOL, em São Paulo

20/07/2022 16h04

A série de reportagens "Anatomia da rachadinha", do UOL, é finalista do 3º Prêmio Não Aceito Corrupção, promovido pelo Instituto Não Aceito Corrupção. Publicada em março de 2021, a série revelou indícios de "rachadinha" no gabinete de Jair Bolsonaro (PL) quando este era deputado federal.

"Rachadinha" é o nome popular da devolução de um percentual dos salários de assessores de um político, pagos com dinheiro público. A prática é ilegal e configura crime de peculato (mau uso ou roubo de dinheiro público).

Durante seis meses, a equipe do núcleo investigativo do UOL analisou mais de 600 mil operações bancárias que constam nas quebras de sigilo de pessoas e empresas ligadas ao senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), determinadas pelo Judiciário. Os dados vão de 2007 a 2018, período em que alguns funcionários de Flávio na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) também trabalharam para seu pai na Câmara dos Deputados.

A análise dos dados revelou que quatro funcionários do então deputado federal Jair Bolsonaro sacaram 72% de seus salários em dinheiro vivo. Eles receberam R$ 764 mil e retiraram R$ 551 mil em espécie. Esse mesmo padrão foi considerado pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) como parte do método da suposta organização criminosa que atuava dentro do gabinete de Flávio na Alerj

A série de reportagens também encontrou indícios de "rachadinha" no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e a existência de outros tipos de transações financeiras suspeitas. Entre elas, o saque de todo o saldo da conta de uma das funcionárias de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados pela sua ex-mulher, Ana Cristina Siqueira Valle.

Os vencedores do 3º Prêmio Não Aceito Corrupção serão conhecidos no dia 27 de julho. Além das melhores reportagens em jornalismo investigativo, o prêmio reconhece projetos acadêmicos, aplicativos e estudos de casos empresariais que contribuem para o combate à corrupção.

A série "Anatomia da rachadinha" já recebeu o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, organizado pela Escola de Dados e Open Knowledge Brasil, em novembro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Anatomia da Rachadinha: UOL é finalista do Prêmio Não Aceito Corrupção - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Mídia e Marketing