IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast "A Vida Secreta de Jair" é finalista de prêmio internacional da SIP

Do UOL, em São Paulo

26/04/2022 12h24

O podcast do UOL "A Vida Secreta de Jair" é um dos finalistas do Prêmio de Excelência Jornalística 2022, na categoria "Jornalismo em Profundidade". O prêmio é promovido pela SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), uma organização dedicada a defender a liberdade de expressão e de imprensa em todo o continente americano.

"A Vida Secreta de Jair" mostra como o escândalo da movimentação atípica do policial Fabrício Queiroz tornou público os 30 anos de indícios da prática de rachadinha em toda a família Bolsonaro, envolvendo diferentes parentes do presidente Jair Bolsonaro. São quatro episódios, que foram publicados de 6 a 9 de julho do ano passado. O programa já venceu o Prêmio IREE de Jornalismo, na categoria "Política" e foi ganhador do Grande Prêmio UOL de Conteúdo.

Os trabalhos finalistas de veículos de imprensa de todo o continente americano e da Espanha foram selecionados entre mais de mil competidores. Um júri formado por membros da comissão de prêmios da SIP vai eleger os vencedores das 14 categorias.

A cerimônia de premiação será realizada durante a assembleia anual da SIP a ser realizada em Madri, capital da Espanha, entre os dias 27 e 30 de outubro. O anúncio dos vencedores deverá ser feito em agosto.

UOL Investiga

O podcast apresentado pela colunista do UOL Juliana Dal Piva faz parte do programa "UOL Investiga", que traz grandes reportagens do UOL. Participaram do projeto as jornalistas Gabriela Sá Pessoa, Amanda Rossi além de João Pedro Pinheiro (edição de áudio), Eric Fiori, Santhiago Lopes, Natália Mota, Gisele Pungan e René Cardillo. A coordenação é de Juliana Carpanez e Flávio Costa.

Em formato narrativo, "A Vida Secreta de Jair" traz uma série de apurações da colunista, que contou com a participação das equipes de MOV, selo responsável pelas produções audiovisuais do UOL, de arte e do núcleo investigativo do UOL.

O programa apresenta gravações --muitas delas inéditas-- sobre o que era dito no círculo íntimo e familiar do presidente. Ouça abaixo o primeiro episódio na íntegra:

Você pode ouvir UOL Investiga - A Vida Secreta de Jair no UOL, no Youtube e em todas as plataformas de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music.