PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Mídia e Marketing

Consórcio de imprensa integrado pelo UOL concorre a prêmio internacional

Peça da campanha Vacina Sim, do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte - Divulgação
Peça da campanha Vacina Sim, do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/03/2022 17h34

Criado em 2020 para driblar o apagão de dados do governo Jair Bolsonaro (PL) em meio à pandemia de covid-19, o consórcio de veículos de imprensa integrado pelo UOL concorre ao Sigma Awards, prêmio internacional de jornalismo de dados.

Formado por UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, g1 e Extra, o consórcio trabalha de forma colaborativa para buscar junto às secretarias de saúde das 27 unidades federativas informações sobre casos e óbitos pelo coronavírus. A iniciativa também reúne dados sobre o avanço da vacinação no país.

"É algo novo, mas inovador e necessário. Ao unir forças e mostrar seu compromisso de informar, os veículos enviaram um sinal de confiança à população na mídia profissional e reforçaram seu papel fundamental de exigir transparência dos órgãos governamentais", escreveu o Sigma no site da premiação.

O prêmio também observa que nunca houve parceria jornalística entre os veículos antes, já que são "concorrentes diretos".

"A missão do jornalismo de informar a população, porém, tornou necessário agir em um momento decisivo em meio à pandemia", diz o texto.

"O consórcio tornou-se referência nacional. Os dados são considerados mais confiáveis do que os divulgados pelo Ministério da Saúde. A parceria é hoje a principal fonte de informação para outros veículos de imprensa e é vista como um canal fundamental pela população."

Concorrem à premiação 100 iniciativas de jornalismo de dados distribuídas por 28 países. O vencedor será divulgado em abril deste ano.

Mídia e Marketing