Consórcio de imprensa integrado pelo UOL concorre a prêmio internacional
Criado em 2020 para driblar o apagão de dados do governo Jair Bolsonaro (PL) em meio à pandemia de covid-19, o consórcio de veículos de imprensa integrado pelo UOL concorre ao Sigma Awards, prêmio internacional de jornalismo de dados.
Formado por UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, g1 e Extra, o consórcio trabalha de forma colaborativa para buscar junto às secretarias de saúde das 27 unidades federativas informações sobre casos e óbitos pelo coronavírus. A iniciativa também reúne dados sobre o avanço da vacinação no país.
"É algo novo, mas inovador e necessário. Ao unir forças e mostrar seu compromisso de informar, os veículos enviaram um sinal de confiança à população na mídia profissional e reforçaram seu papel fundamental de exigir transparência dos órgãos governamentais", escreveu o Sigma no site da premiação.
O prêmio também observa que nunca houve parceria jornalística entre os veículos antes, já que são "concorrentes diretos".
"A missão do jornalismo de informar a população, porém, tornou necessário agir em um momento decisivo em meio à pandemia", diz o texto.
"O consórcio tornou-se referência nacional. Os dados são considerados mais confiáveis do que os divulgados pelo Ministério da Saúde. A parceria é hoje a principal fonte de informação para outros veículos de imprensa e é vista como um canal fundamental pela população."
Concorrem à premiação 100 iniciativas de jornalismo de dados distribuídas por 28 países. O vencedor será divulgado em abril deste ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.