Especial do UOL sobre ditadura ganha 2º lugar de prêmio de direitos humanos
A reportagem do UOL "Da tortura à loucura: ditadura internou 24 presos políticos em manicômios" conquistou o 2º lugar da 38ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, na categoria online.
Na categoria, a reportagem "É quase escravo", do site The Intercept Brasil, ficou em 1º lugar.
O prêmio é outorgado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos, com a colaboração da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul.
O prêmio estimula o trabalho dos profissionais de jornalismo na denúncia de violações, pela observância e defesa dos direitos humanos nas sociedades da América do Sul marcadas por enorme desigualdade entre as pessoas e pela deficitária ação de Estado.
Escrita pela jornalista do núcleo investigativo do UOL Amanda Rossi, a reportagem apresenta um levantamento inédito sobre 24 casos de presos políticos internados pela ditadura militar brasileira em manicômios. Deles, ao menos 22 foram submetidos antes a torturas em prisões comuns. O trabalho revela um novo capítulo sobre a violação de direitos humanos pela ditadura militar.
A reportagem conta com trabalho visual de Yasmin Ayumi, da equipe de arte do UOL.
A reportagem recebeu menção honrosa do Patrícia Acioli de Direitos Humanos, que celebra a memória da juíza Patrícia Acioli. O trabalho foi também indicado ao Prêmio Gabo de Jornalismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.