Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Especial do UOL sobre ditadura ganha 2º lugar de prêmio de direitos humanos

Reportagem do UOL sobre ditadura revelou internação de presos políticos em manicômios - Arte/UOL
Reportagem do UOL sobre ditadura revelou internação de presos políticos em manicômios Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/12/2021 18h01

A reportagem do UOL "Da tortura à loucura: ditadura internou 24 presos políticos em manicômios" conquistou o 2º lugar da 38ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, na categoria online.

Na categoria, a reportagem "É quase escravo", do site The Intercept Brasil, ficou em 1º lugar.

O prêmio é outorgado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos, com a colaboração da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul.

O prêmio estimula o trabalho dos profissionais de jornalismo na denúncia de violações, pela observância e defesa dos direitos humanos nas sociedades da América do Sul marcadas por enorme desigualdade entre as pessoas e pela deficitária ação de Estado.

Escrita pela jornalista do núcleo investigativo do UOL Amanda Rossi, a reportagem apresenta um levantamento inédito sobre 24 casos de presos políticos internados pela ditadura militar brasileira em manicômios. Deles, ao menos 22 foram submetidos antes a torturas em prisões comuns. O trabalho revela um novo capítulo sobre a violação de direitos humanos pela ditadura militar.

A reportagem conta com trabalho visual de Yasmin Ayumi, da equipe de arte do UOL.

A reportagem recebeu menção honrosa do Patrícia Acioli de Direitos Humanos, que celebra a memória da juíza Patrícia Acioli. O trabalho foi também indicado ao Prêmio Gabo de Jornalismo.