Reportagem do UOL sobre ditadura ganha menção honrosa em prêmio
A reportagem do UOL "Da tortura à loucura: ditadura internou 24 presos políticos em manicômios" recebeu menção honrosa no 10º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, promovido pela Associação de Magistrados do Rio de Janeiro.
A premiação foi entregue nesta segunda-feira, no Rio.
Escrita pela jornalista do núcleo investigativo Amanda Rossi, a reportagem apresenta um levantamento inédito sobre 24 casos de presos políticos internados pela ditadura militar brasileira em manicômios. Deles, ao menos 22 foram submetidos antes a torturas em prisões comuns. O trabalho revela um novo capítulo sobre a violação de direitos humanos pela ditadura militar.
Criado em 2012, o AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos é um prêmio que celebra a memória da juíza Patrícia Acioli. Titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, ela foi morta em 2011, em Niterói, por policiais militares.
Outros finalistas
Colunista do UOL, Rubens Valente também concorreu ao prêmio na categoria "Reportagens Jornalísticas", com a série "Inocentes Presos", publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo".
A série de reportagens traz um diagnóstico inédito dos motivos das prisões injustas no país, resultado de mais de um ano de apurações. O material destrinchou uma centena de casos, agrupando-os em categorias e contando as histórias de cada um dos injustiçados.
A série foi a vencedora do prêmio na categoria.
Também concorriam ao prêmio as reportagens "O Estado arma o crime", dos jornais "O Globo" e "Extra"; "Ouro do sangue yanomami", dos veículos "Amazônia Real" e "Repórter Brasil"; e "Hanseníase: internação à força e filhos separados dos pais", do portal "Projeto Colabora".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.