Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Reportagem do UOL sobre ditadura é indicada ao Prêmio Gabo de Jornalismo

Ditadura militar internou 24 presos políticos em manicômios - Arte/UOL
Ditadura militar internou 24 presos políticos em manicômios Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

04/11/2021 14h05Atualizada em 04/11/2021 16h11

A reportagem do UOL "Da tortura à loucura: ditadura internou 24 presos políticos em manicômios" é uma das indicadas ao Prêmio Gabo de Jornalismo de 2021, um dos mais importantes reconhecimentos para trabalhos jornalísticos publicados em português e em espanhol.

Escrita pela jornalista do núcleo investigativo Amanda Rossi, a reportagem consiste em um levantamento inédito que descobriu 24 casos de presos políticos internados pela ditadura militar brasileira em manicômios. Pelo menos 22 foram submetidos antes a torturas em prisões comuns. O trabalho revela um novo capítulo sobre a violação de direitos humanos pela ditadura militar.

A reportagem do UOL é uma das dez indicadas na categoria "Texto". As outras categorias são "Cobertura, Imagem e Inovação". Da lista de dez indicados, serão escolhidos três finalistas em cada categoria. Os vencedores serão conhecidos durante cerimônia virtual no dia 18 de novembro.

O colunista do UOL Rubens Valente também é finalista da categoria "Cobertura", com a série "Inocentes Presos", publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo". A série de reportagens traz um diagnóstico inédito dos motivos das prisões injustas no país, resultado de mais de um ano de apurações. O material destrinchou uma centena de casos, agrupando-os em categorias e contando as histórias de cada um dos injustiçados.

O prêmio é organizado pela Fundação Gabo, instituição criada em 1995 pelo jornalista e Nobel de literatura colombiano Gabriel García Márquez.