IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ecoa vence prêmio internacional com reportagem sobre leão em Hollywood

P-22, leão da montanha que frequenta região do Griffith Park em Hollywood - Santa Monica Mountains National Recreation Area
P-22, leão da montanha que frequenta região do Griffith Park em Hollywood Imagem: Santa Monica Mountains National Recreation Area

do UOL, em São Paulo (SP)

20/07/2022 11h18

Ecoa, a plataforma de jornalismo propositivo do UOL, ganhou um prêmio na 64º edição do Southern California Journalism Awards, organizado pelo Los Angeles Press Club. A reportagem especial "Leão na Vizinhança", produção da repórter Fernanda Ezabella, venceu na categoria "Correspondentes Estrangeiros".

Narrando a vida de moradores de Hollywood Hills, nos Estados Unidos, que passaram a conviver com um leão da montanha (como são conhecidas as onças-pardas por lá) a solta na vizinhança, a história registra a relação entre animais que perdem seus habitat naturais e acabam vagando pela cidade, onde, em muitos casos acabam sendo mortos por colisão ao tentarem atravessar entre o trânsito.

Para evitar mais mortes de felinos, conta a reportagem, a expectativa é que uma passarela, chamada de Liberty Canyon, seja construída para servir de ponte para que os animais possam fazer a travessia sem correr riscos.

lion - Reprodução/BBC - Reprodução/BBC
4.dez.2013 - Câmeras de segurança capturaram a imagem de um leão da montanha - também conhecido como puma - nos arredores do famoso letreiro de Hollywood, em Los Angeles
Imagem: Reprodução/BBC

O projeto de US$ 85 milhões (R$ 445 mi), em estudo há 20 anos, será o maior corredor selvagem do mundo numa região urbana, em Agoura Hills, noroeste de Los Angeles. Atravessará a 101, por onde passam 400 mil veículos por dia.

Para o júri da premiação, a reportagem "mostra como as criaturas selvagens sofrem para sobreviver à invasão humana nesses espaços, e como as pessoas estão se esforçando para coabitar de forma criativa com a vida selvagem".

Confira a reportagem especial do Uol sobre os leões da montanha em Hollywood aqui!