Projeto integrado por UOL Confere ganha prêmio internacional de checagem
O projeto Confirma 2022, desenvolvido pelas agências de checagem UOL Confere, Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova e Estadão Verifica para checagem de conteúdos desinformativos no WhatsApp em parceria com a Meedan venceu na categoria Inovação Colaborativa do Global Fact 10, um dos principais eventos internacionais sobre checagem de fatos.
O evento é promovido pela rede mundial de checadores IFCN (International Fact-Checking Network).
A parceria possibilitou que verificadores de fatos tivessem acesso, a partir da plataforma desenvolvida pela Meedan, às principais dúvidas dos eleitores sobre conteúdo possivelmente falso que circulou nas redes sociais sobre o processo e a campanha eleitoral de 2022.
Dessa forma, os leitores puderam entrar em contato sugerindo as checagens diretamente às agências e também obtendo respostas automatizadas sobre determinados assuntos já desmentidos anteriormente e cadastrados na plataforma da Meedan.
A empresa também distribui a newsletter de checagens diárias do UOL Confere para o WhatsApp. Para receber, basta entrar em contato pelo número (11) 97684-6049.
"A colaboração envolveu alcançar a audiência onde ela está, em redes de mensagens privadas. Foi também pioneira como modelo de compartilhamento bilateral de informações entre o público e os checadores, e forneceu potencial para verificadores de fatos desenvolverem mais engajamento do público em plataformas de mensagens", diz Ed Bice, CEO da Meedan.
A coalizão formada pelas agências de checagem brasileiras competiu com projetos inovadores das Filipinas, da Bélgica e da Polônia.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.