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123milhas foi o maior anunciante do Brasil em 2021 e o 2º maior em 2022

Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

21/08/2023 15h15Atualizada em 21/08/2023 16h34

A 123milhas surpreendeu consumidores ao anunciar que não vai emitir passagens com embarque previsto entre setembro e dezembro de 2023 da linha promocional. A empresa foi o maior anunciante do Brasil em 2021 e em 2022 ficou na 2ª colocação, à frente de empresas tradicionais como Unilever, Samsung e Magazine Luiza.

Um dos maiores anunciantes do Brasil

Em 2022, a 123milhas investiu um total de R$ 1,18 bilhão em espaços publicitários nos veículos brasileiros. Os dados são do ranking Agências & Anunciantes, estudo publicado anualmente pelo jornal especializado Meio & Mensagem, em parceria com a Kantar Ibope Media.

Empresa ficou atrás apenas do laboratório Genoma no ano passado. A Genomma Labs, dona de marcas como Asepxia e Cicatricure, investiu R$ 1,55 bilhão em compra de mídia em 2022.

Em 2021, o ranking apontou a 123milhas como empresa que mais anunciou no Brasil. Naquele ano, a 123milhas destinou R$ 2,37 bilhões na compra de publicidade no país - número 50% maior se comparado a 2022.

A agência de publicidade que atende a 123milhas é a Caeli, segundo site da empresa. A agência possui sede em Belo Horizonte (MG) e escritório em São Paulo.

Nos últimos anos, a marca dominou os intervalos comerciais dos canais de TV a cabo, sempre divulgando o jingle que é basicamente a versão musical do nome da agência de viagens.

O que aconteceu com a 123milhas

A empresa anunciou que não vai emitir passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023. A venda de pacotes da linha "Promo", com datas flexíveis, também foi suspensa por tempo indeterminado.

A 123milhas informou que vai devolver integralmente os valores pagos pelos clientes, mas não em dinheiro. A empresa está oferecendo vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de passagens, hotéis e pacotes.

A mudança atinge consumidores que já estavam com passagens compradas. O Procon já notificou a empresa e pediu que a 123Milhas detalhe quais "condições adversas" levaram a empresa a suspender as passagens, que seriam usadas entre setembro e dezembro por clientes.

Autoridades de diversos órgãos, como os ministérios da Justiça e do Turismo, manifestaram preocupação e informaram que irão notificar a empresa. A opção de reembolso por meio de voucher não pode ser impositiva, tampouco exclusiva, segundo governo.

Ontem, o Ibraci (Instituto Brasileiro de Cidadania) apresentou à Justiça uma ação civil pública em que pede o bloqueio das contas bancárias ligadas à 123milhas e aos sócios ou acionistas da empresa, após a suspensão de passagens em promoção.

O que é a 123milhas?

A 123milhas é uma agência de viagens online. O consumidor pode comprar passagens, hospedagens em hotéis, pacotes de viagem, aluguel de carro e seguro viagem pela empresa. Há pacotes e voos com datas flexíveis, que tendem a ser mais baratos (que fazem parte da linha Promo). A venda dessa linha foi suspensa temporariamente.

Empresa nasceu em 2017, em Belo Horizonte (MG). A 123milhas diz que já embarcou 15 milhões de clientes para destinos nacionais e internacionais desde a sua criação.

Consumidor pode comprar passagens em reais ou por milhas aéreas. A companhia diz que tem como objetivo oferecer passagens aéreas a preços baixos a todos. Em seu site, a empresa diz que é possível economizar até 50% dos valores propostos pelas companhias de viagem comprando pela plataforma.

Empresa anunciou plano de fusão com a MaxMilhas em janeiro deste ano. Na época, a MaxMilhas disse que a fusão tinha como objetivo expandir as operações e fortalecer a atuação em todo o mercado nacional. A 123milhas e a MaxMilhas continuaram com operações independentes, mesmo depois do anúncio.

123milhas diz que emite passagens com milhas compradas no mercado. Empresa afirma que os clientes conseguem ter acesso a bilhetes com preços mais baixos, porque compram milhas aéreas no mercado, emitem passagens com estas milhas e vendem aos clientes que compram na plataforma.

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