Presidente do BB foi feirante e é a única brasileira em ranking da Forbes
Do UOL, em São Paulo
23/05/2024 10h42
Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, tomou posse no ano passado e tem sido alvo de críticas internas de funcionários.
Em reportagem da colunista do UOL Andreza Matais, Tarciana responde em uma rede interna a críticas de empregados do banco estatal sobre sua gestão. Um dos principais pontos é a proposta de aumento salarial dela de 57%, que foi derrubada por acionistas.
No ano passado, a executiva do banco foi a única brasileira na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo.
Quem é Tarciana Medeiros
Primeira mulher a presidir o Banco do Brasil, Tarciana é nordestina. Nascida em Campina Grande (PB), ela iniciou sua carreira profissional como feirante. Também foi professora antes de ingressar no Banco do Brasil, em 2000.
Em 2002, Tarciana assumiu seu primeiro cargo de gestão no banco. Em dez anos, exerceu diversas funções na rede de varejo no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste.
Em 2021, Tarciana assumiu uma diretoria na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes. Ela é formada em administração, com pós-graduação em Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão.
O que Tarciana disse após ser mencionada em lista da Forbes
No LinkedIn, Tarciana comemorou a menção na lista. "Alô, mainha e painho, tô na lista da Forbes das 100 Mulheres mais Poderosas do Mundo deste ano", escreveu.
Minha nomeação à presidência foi carregada de simbolismo. Uma mulher negra, paraibana e lésbica ser a primeira presidenta do Banco do Brasil. O simbólico importa. E importa demais. Fala de representatividades, inspira outras mulheres, e mostra que nós podemos e queremos ocupar todos os topos, sejam eles quais forem. Mas ninguém entra em uma lista de uma revista de negócios sem resultados consistentes.
Tarciana Medeiros, em post no LinkedIn