IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Governo Lula nomeia Tarciana Medeiros, primeira mulher a comandar BB

Tarciana Medeiros, funcionária de carreira do Banco do Brasil, é a nova presidente da instituição - Divulgação/Banco do Brasil
Tarciana Medeiros, funcionária de carreira do Banco do Brasil, é a nova presidente da instituição Imagem: Divulgação/Banco do Brasil

Do UOL, em São Paulo

16/01/2023 07h01Atualizada em 16/01/2023 09h45

Tarciana Medeiros é a primeira mulher a assumir a presidência do banco em 214 anos de história. Sua nomeação foi publicada na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).

Foi exonerado o então presidente do BB, Fausto Ribeiro, que ocupava o cargo desde abril de 2021. A portaria é assinada pelo presidente Lula (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A cerimônia de posse de Tarciana Medeiros acontece hoje às 18 horas no CCBB Brasília.

O nome da nova presidente foi bem aceito nos corredores da organização, diante da expectativa de que ela impulsione a agenda de diversidade na instituição —Tarciana é nordestina e tem ascendência negra, fatores que têm sido destacados internamente, ao comentar a escolha.

Em relação ao seu perfil técnico, fontes ressaltam seu conhecimento na área de varejo, coração do Banco do Brasil. Atualmente no cargo de gerente executiva, Medeiros tem passagens pela área de pessoa física, seguros e atendimento ao cliente.

Tarciana Medeiros foi indicada à presidência do BB pelo presidente Lula. Nascida em Campina Grande (PB), ela iniciou a carreira como feirante, e foi professora antes de ingressar no BB. Assumiu o primeiro cargo de gestão no banco em 2002 e, ao longo de dez anos, exerceu diversas funções no Brasil, na rede de varejo, em agências e superintendências, no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste.

Em 2021, ela assumiu a diretoria de Clientes PF e MPE, na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes.

*Com informações de Estadão Conteúdo